Notícias

Defesa Civil conclui capacitação dos novos voluntários para atuar no Nupdec

Publicada em 24/08/2019, às 15h51

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Defesa Civil
Aluna apagando incêndio
Aula prática no Corpo de Bombeiros
Divulgação/Defesa Civil
Turma de Capacitação da Defesa Civil
Voluntários capacitados para o Nupdec

A Defesa Civil de Vitória concluiu, neste sábado (24), o quinto módulo das capacitações do Curso dos Voluntários para atuar nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A última etapa foi realizada na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá.

Os voluntários aprenderam com os profissionais do Corpo de Bombeiros, por meio de palestras e aulas práticas as técnicas de prevenção e combate à incêndios, prevenção de acidentes domésticos e noções de primeiros socorros.

O coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, explica que para esta última etapa da capacitação, os alunos foram divididos em duas turmas de 50 pessoas cada. "A primeira turma participou dessa mesma capacitação no último dia 17. Agora, eles receberão os certificados e estarão aptos para atuar em situações preventivas de monitoramento das áreas de risco da capital”, afirma.

Jantorno destaca, ainda, que a parceria com o Corpo de Bombeiros foi fundamental para a realização desse quinto módulo. “Os voluntários puderam ver de forma prática como agir em situações de incêndio e quais medidas de segurança devem tomar em casos assim", disse.

Módulos

As capacitações para atuação dos voluntários nos Nupdecs começaram no dia 27 de junho. No primeiro módulo, os participantes conheceram as atribuições da Defesa Civil e aprenderam sobre o papel do voluntariado.

Em julho, nos dias 11 e 25, foram realizadas aulas sobre o risco geológico e o risco estrutural, respectivamente. Em agosto, o módulo teórico foi sobre educação ambiental e fiscalização.


Voltar ao topo da página