Notícias

Cursos de qualificação trazem nova vida para alunos e pessoas em situação de rua

Publicada em 23/08/2019, às 14h44

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Corte de cabelo
Franklin Ricardo ganhou corte de cabelo no Centro-Pop e disse estar pronto para conquistar vaga de trabalho (ampliar)
Divulgação Semcid
Corte de cabelo
Sorriso no rosto de Hyago Farias estampava a alegria de receber o tratamento de corte de cabelo (ampliar)

"Eu vejo a vida melhor no futuro". Esse trecho da canção de Lulu Santos faz parte do repertório da vida de Franklin Ricardo, 42 anos, e de Hyago Farias, 27, usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), após receberem esta semana os cuidados dos alunos do curso de barbeiro gratuito oferecido pela Prefeitura de Vitória.

Autoestima

Franklin Ricardo contou que chegou a morar nas ruas por quase seis meses, após a separação familiar, mas há oito meses conseguiu uma vaga na Hospedagem Noturna, serviço voltado à população adulta em situação de rua no município de Vitória, e de lá pra cá tem visto sua vida tomar novo rumo.

"Estava há mais de um mês sem cortar o cabelo. O visual muda. Vou tomar um banho e vestir uma roupa limpa e estarei pronto para ir numa entrevista. Voltei a estudar, já fiz aula de artesanato e, agora, estou correndo atrás de um emprego. Está difícil, mas não desisto de procurar uma vaguinha. Seria uma boa trabalhar de auxiliar de serviços gerais, pintor ou pedreiro", falou ele, após ter cabelo cortado e barba feita.

Alegria

O sorriso no rosto de Hyago Farias estampava a alegria de receber o tratamento de corte de cabelo. "Pedi o corte navalhado. É o corte que está na moda lá no Rio de Janeiro. Queria cortar assim já faz muito tempo. Me sinto bonito de novo", comentou ele.

Renda familiar

Aos 59 anos, Almir Carlos Ferreira Guimarães, aluno do curso de barbeiro, encontrou na função a forma de estar ainda mais próximo da esposa e contribuir no reforço da renda familiar. Ele contou que a mulher, que é cabeleireira, o incentivou a fazer inscrição.

Ele confessa que nunca havia se imaginado fazendo o curso nem trabalhado na área, mas já mudou totalmente de ideia. "Estou gostando tanto que já propus à minha esposa aumentarmos o espaço para atender também homens. Ela fica com a parte de corte, manicure e penteados femininos e eu, assim que pegar meu certificado, fico com os cuidados no visual dos homens".

Sonho

Já o aluno João disse que, este ano, foi de realização de sonhos da adolescência. "Aos 12 anos, nasceu o sonho de ser soldado e, no próximo mês, serei um soldado. E, aos 16 anos, sonhava aprender a cortar cabelo e ser barbeiro e, agora, estou aqui realizando. Em breve, vou receber meu diploma de barbeiro profissional. Minha vida já melhorou e vai melhorar mais ainda", disse ele.

Divulgação Semcid
Corte de cabelo
João disse estar realizando sonho de aprender a cortar cabelo (ampliar)
Divulgação Semcid
Corte de cabelo
Edilaine Souza disse ter realizado um sonho antigo de fazer um curso de manicure (ampliar)

Vida melhor

Já a dona de casa Angélica Bispo frequenta o curso de manicure e faz planos para dar uma guinada na vida. "Eu vejo minha vida melhor. Já tenho um plano inteiro na minha mente. Quero montar meu próprio negócio, voltado, especialmente, para o embelezamento de mãos e pés de homens. Vou ser uma especialista nesse segmento".

Angélica disse que as aulas fizeram enxergar essa oportunidade. "Os salões atendem o público feminino e, se aparecer um homem, eles até atendem. Eu quero inverter essa lógica. Vou atender o público masculino e, se aparecer uma mulher, eu também atendo. Então, vou aproveitar e oferecer esse serviço. Posso juntar com um barbeiro ou trabalhar dentro de uma barbearia", finalizou.

Já Edilaine Souza diz ter realizado um sonho antigo de fazer um curso de manicure. Ela contou que sempre buscou, mas, quando tinha a oferta do curso, não tinha dinheiro. "Agarrei essa oportunidade com toda força, porque já me imagino no meu espaço, cheia de clientes satisfeitas. Só vejo coisas boas acontecendo. Aqui aprendemos muitas coisas. O curso é muito bom. Já estou atendendo a família em casa para me dar ainda mais segurança".

Cursos

Os cursos de barbeiro e manicure são oferecidos por meio do Projeto Trabalho Qualificado: atendimento aprovado, sob a coordenação da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho/Gerência de Qualificação do Trabalhador, com apoio do Procon Vitória. A execução fica a cargo do Senac.

A proposta da oferta do curso é proporcionar ao trabalhador formação ou aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos, comportamentais, empreendedorismo e direitos do consumidor, potencializando a oferta de serviços e produtos e atendimento de qualidade aos consumidores de Vitória.

Divulgação Semcid
Corte de cabelo
Curso de barbeiro é oferecido por meio do Projeto Trabalho Qualificado: atendimento aprovado (ampliar)
Divulgação Semcid
Corte de cabelo
Equipe responsável pelos cursos acompanhou a ação no Centro-Pop (ampliar)

Voltar ao topo da página