Notícias

CRPD: alunos do curso de Libras apresentam peças de teatro adaptadas para surdos

Publicada em 18/10/2019, às 07h00 | Atualizada em 18/10/2019, às 12h24

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Curso de Libra CRPD
Alunos do curso de Libras do CRPD terão a chance de colocar em prática durante as apresentações teatrais o aprendizado de sala de aula

Fábulas como "A Formiga e A Cigarra", clássicos da literatura infantil, como "João e Maria", e ainda pequenas esquetes sobre a vida cotidiana serão apresentadas, sem áudio, pelos alunos do curso de Libras do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) nos próximos dias 23 e 29.

As sessões do primeiro dia serão pela manhã, às 8 horas, e à tarde, às 17 horas. Já no dia 29, apenas à tarde. As peças são abertas ao público em geral e fazem parte da avaliação dos alunos, ou seja, valem nota para a turma do nível básico do CRPD, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Além do desempenho diante do público, todo o processo que antecede as apresentações faz parte da formação dos futuros intérpretes de Libras.

Além dos textos conhecidos, também serão apresentadas pequenas peças mostrando situações comuns da vida dos surdos, como a comunicação nos aeroportos e no avião, em sala de aula e diante de problemáticas ambientais, para o público formado por usuários, familiares e técnicos.

Curso

A turma foi iniciada em agosto e está em fase de conclusão de curso. Essa integra o segundo curso de libras deste ano. Em novembro, serão abertas as inscrições para a terceira e última turma do ano no CRPD.

As aulas são procuradas por alunos que já atuam em escolas ou espaços onde há necessidade de um melhor atendimento aos surdos ou por pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho para atuar em áreas nas quais a capacitação é exigida.


Voltar ao topo da página