Notícias

Crianças visitam Mucane e apreciam riqueza cultural presente no museu

Publicada em 28/09/2022, às 16h15 | Atualizada em 28/09/2022, às 16h25

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Luis Oliveira
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane. (ampliar)
Luis Oliveira
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane. (ampliar)

As crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, localizado em São Cristóvão, fizeram uma visita pedagógica, na tarde desta quarta-feira (28), Ao Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), que fica no Centro de Vitória.

Os pequenos ficaram encantados com o espaço, sua riqueza cultural e histórica. Durante um tour pelo museu, eles conheceram a história de sua fundadora, Verônica da Pas, visitaram a biblioteca Joaquim Beato e viram de perto as esculturas presentes no local.

Além disso, prestigiaram a exposição "Architectura e Habitação em Victoria", que traz imagens históricas da cidade, e também a recém inaugurada exposição "Vai de Cafezim?", que reúne produções dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo.

"Eu gostei muito! Tem muita história e pinturas, coisas antigas, mas que são legais, esculturas e outras coisas", disse o pequeno Marcos Xavier.

"Gostei de tudo. Mas a biblioteca e a exposição que falava sobre o café chamaram mais minha atenção", contou o Daniel Santos.

Já a pequena Eloa Vitoria destacou que aprendeu sobre a importância de conservar locais históricos. "Aprendemos muito sobre história e também que devemos respeitar o museu, ajudar a cuidar dele porque é um lugar importante", ressaltou.

A visita foi coordenada pelas professoras Gislane Azevedo e Ana Luci Souza, com apoio das professoras Thatiana Barbosa, Rosi Santos, da pedagoga Giovana Velame e da estagiária Camila Damião.

Ciranda do Livro

A ida até um dos mais emblemáticos espaços culturais dedicados à cultura afro no Brasil é mais uma etapa do projeto "Ciranda do Livro", desenvolvido pelas professoras Gislane Azevedo e Ana Luci Souza, com apoio das pedagogas Giovana Velame e Lessandra Brandão, que tem como principal objetivo estimular o hábito da leitura e escrita das crianças com suas famílias.

No projeto, além de diversas atividades culturais, envolvendo literatura infantil, contação de histórias dentre outras estratégias pedagógicas, toda semana uma criança leva para casa uma bolsa contendo um livro focado na literatura Infantil afrocentrada e um boneco com características afrodescendentes.

De acordo com a professora Gislane Azevedo, o objetivo é fazer com que as crianças, desde cedo, apreciem o momento de contar e ouvir histórias, ampliando suas capacidades comunicativas e perceptivas do mundo em que estão inseridas. Além disso, o Ciranda do Livro é uma forma de proporcionar um momento de descontração e fortalecimentos de vínculos entre os membros da família por meio da literatura infantil.

"Precisamos conhecer nossa história e como chegamos até aqui, caso contrário, poucas serão as chances de criar transformações profundas e verdadeiras em nossas escolas. A luta antirracista nos provoca a enxergar, a ouvir, a refletir e a desconstruir padrões que estão há séculos enraizados em nossa cultura. E a Literatura Infantil pode ser um caminho muito valioso para que uma real mudança aconteça", ressaltou a professora.

Mucane

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), situado no Centro Histórico de Vitória, foi criado no dia 13 de maio de 1993, por meio do decreto nº 3527/1993, do governo estadual de Albuíno Azeredo, um dos primeiros governadores negros do Brasil. No local, acontecem cursos e oficinas de formação cultural, debates, exposições e apresentações voltadas à história e à identidade negra.

Luis Oliveira
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane. (ampliar)
Luis Oliveira
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane
Crianças do Cmei ONA visitam Mucane. (ampliar)

Voltar ao topo da página