Notícias
Crianças e adolescentes da rede pública começam novo filme do projeto Animação
Publicada em 11/03/2016, às 15h24
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, vão inventar uma história de cinema. Começa nesta segunda-feira (14) e prosseguirá até sexta-feira (18) a primeira oficina do projeto Animação/2016.
Durante as 25 horas de aula da oficina, o grupo irá experimentar brinquedos óticos e aprender as técnicas de animação 2D e stop motion para dar vida à história inventada coletivamente pelos alunos. As aulas acontecem na biblioteca da escola, no contraturno dos alunos, das 13 às 17 horas.
As três oficinas desenvolvidas em escolas municipais de Vitória neste semestre resultarão em novo filme de curta-metragem, com roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 4º ao 9º anos de escolas de ensino fundamental da rede pública de Vitória.
As aulas estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.
As oficinas
Em cada oficina, os alunos são estimulados a usar a imaginação e a criatividade para inventar uma história que eles transformarão em filme, dando vida aos cenários e personagens com as diferentes técnicas de animação como desenho 2D, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).
Através de atividades de leitura, pesquisa e discussão de ideias, as crianças e adolescentes escrevem um roteiro de forma coletiva com a orientação da animadora Rosaria.
A cada edição do projeto, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes da rede pública municipal.
Desde a criação do projeto, em 2001, foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008); “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo” (2013); “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015); “O Bruxo do Cosme Velho” (2015); e “A Árvore de Humberto” (em lançamento).
Mostras
Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cinematecas, cineclubes e pontos de cultura.
O projeto Animação é uma realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o patrocínio da EDP Escelsa e apoio do Instituto EDP.