Notícias

Covid: Procon Vitória alerta consumidores sobre testes obrigatórios pelos planos

Publicada em 01/07/2020, às 15h01

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Rosa Blackman


  • Saúde e bem-estar
  • Parcerias e meios de implementação

André Sobral
Testes para Covid
Testes para Covid passaram a ser obrigatórios para cobertura dos planos de saúde

Com a determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de inclusão dos testes sorológicos de IGM e IGG para Covid-19 no rol de cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde, o Procon Vitória orienta os consumidores a registrar reclamação junto ao órgão caso as empresas não autorizem a realização do exame.

As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Procon Vitória, pelo 156 ou pelo e-mail proconvitoria@vitoria.es.gov.br . 

A gerente do Procon Vitória, Hérica Correa Souza, explicou que os testes passam a ser obrigatórios nas segmentações ambulatorial, hospitalar – com ou sem obstetrícia – e de referência. A solicitação dos exames pelos médicos deve ser feita nos casos em que o paciente apresentar quadro clínico de síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

No que se refere ao diagnóstico de infecção pela Covid-19, a ANS incluiu na lista de cobertura obrigatória dos planos a pesquisa por RT-PCR, que apenas detecta a contaminação (ou não) pela Covid-19 no ato da coleta, não informando, por exemplo, se o paciente já contraiu a doença e foi curado.

Tratamento

Para Hérica Correa Souza, a realização do exame com os primeiros indícios pode contribuir para a eficácia do tratamento.

Para a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, é uma vitória dos consumidores. "Essa decisão mostra a importância, a força e a necessidade dos consumidores reclamarem seus direitos".


Voltar ao topo da página