Notícias

Coronavírus: Vitória é selecionada para participar de Inquérito Sorológico

Publicada em 30/04/2020, às 13h28

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Sesa
Inquérito Sorológico
Estudo auxiliará o Governo a identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo coronavírus (ampliar)

Vitória foi uma das cidades selecionadas para participar do Inquérito Sorológico da Covid-19 no Espírito Santo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O objetivo é identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o coronavírus.

O inquérito será realizado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. Na capital, 2.880 pessoas serão testadas. As datas e o público a ser testado ainda serão definidos.

O resultado do estudo irá permitir o Estado a avaliar o impacto da doença em cada município e vai auxiliar no planejamento de novas estratégias para medidas de contenção da doença.

"Esse processo nos permitirá investigar, com um olhar mais refinado, os casos da Covid-19. Com essa percepção do comportamento da doença, conseguiremos, junto com o Estado, definir estratégias eficazes para enfrentar e combater a transmissão do coronavírus", disse a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo.

Foi determinada uma amostra composta por 27 municípios capixabas a serem estudados, distribuídos segundo as regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considerando ainda as áreas mais densamente populosas.

São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Iúna, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Serão realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado.

Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em uma unidade referenciada.


Voltar ao topo da página