Notícias

Coronavírus: Vigilância Sanitária orienta supermercados sobre higiene

Publicada em 02/04/2020, às 11h11

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Imagem divulgação
Álcool em gelÁlcool em gel
Supermercados devem disponibilizar para clientes e funcionários locais para higiene das mãos e dispenser de álcool em gel

Em meio à pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), fiscaliza supermercados e dá orientações sobre o funcionamento adequado desses estabelecimentos.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os supermercados devem disponibilizar para clientes e funcionários locais para higiene das mãos, dispenser de álcool em gel e toalhas de papel descartáveis.

Além disso, esses estabelecimentos precisam ampliar a frequência da limpeza de piso, corrimão, maçanetas e banheiros, utilizando álcool 70% ou solução com água sanitária.

Distância

A Vigilância Sanitária também está orientando aos supermercados que façam todos os esforços para evitar aglomerações, mantendo em seu interior pessoas distantes umas das outras a, pelo menos, 1,5 m de distância.

Por isso, de acordo com decretos municipais, os estabelecimentos devem permitir a entrada, por exemplo, de apenas um integrante da família por vez. Outra medida é a restrição de entrada a menores de 12 anos e o funcionamento do local com horário especial para atendimento apenas às pessoas idosas.

Boas práticas

A equipe da Vigilância Sanitária também está orientando os funcionários dos supermercados sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Cuidados básicos estão sendo ressaltados neste momento, como a higiene das mãos antes de começar o trabalho, depois de tossir ou espirrar, antes de manusear alimentos cozidos ou prontos para o consumo, depois de lidar com dinheiro… Não falar ou conversar enquanto se manipula alimentos e higienizar com frequência as superfícies com detergentes, sabões e desinfetantes", explica a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert.

Punições

A Vigilância esclarece que o estabelecimento que descumprir os atos oficiais e regulamentos específicos de boas práticas para manipulação de alimentos pode sofrer punições por infração sanitária, ficando sujeito a penalidades como multa, interdição e até mesmo o cancelamento da licença.

Matéria relacionada

Coronavírus: novo decreto da PMV regulamenta medidas para supermercados


Voltar ao topo da página