Notícias

Coronavírus: Tendas do Bem fazem mais de 200 atendimentos

Publicada em 01/05/2020, às 11h14

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Paula Bourguignon


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Coronavírus: Tenda do Bem na Praça do Papa
Tendas do Bem prestam atendimento a pessoas em situação de rua durante a pandemia (ampliar)

Em 15 dias, as Tendas do Bem, montadas em Jardim da Penha e na Enseada do Suá, já fizeram mais de 200 atendimentos a pessoas em situação de rua durante a pandemia do coronavírus.

Elas estão localizadas na entrada do Parque da Pedra da Cebola (na avenida Fernando Ferrari) e na Praça do Papa. O outro ponto de atendimento é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-Pop), localizado no bairro Mário Cypreste. O horário de funcionamento é das 11h30 às 13h30.

Nesse período, foram entregues nas duas Tendas do Bem 1.485 marmitas, 1.495 lanches e 598 garrafas de água de 500ml. Todos os dias, os atendidos ainda receberam materiais de higienização (sabão, papel toalha e água) e máscaras. 

No Centro-Pop, foram servidos 3.642 marmitas e 3.642 lanches às pessoas em situação de rua, além de atendimentos de higienização. 

"Estamos mobilizando todos os esforços da Prefeitura para garantir a prevenção e o cuidado às pessoas em situação de rua. São quase 500 atendimentos diários entre pessoas que estão nas ruas e aquelas que já se encontram abrigadas”, explicou o coordenador do Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos impactos causados pela Covid-19, Bruno Toledo.

As pessoas em situação de rua estão também sendo acompanhadas por uma equipe multidisciplinar das secretarias municipais de Saúde (Semus), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Assistência Social (Semas).

Integração

A secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, reforçou o comprometimento entre as secretarias para fazer com que a população em situação de rua não fique vulnerável ao coronavírus.

"A ação das Tendas do Bem é baseada em três eixos: prevenção, higienização e alimentação. O essencial é a integração entre as secretarias para promover essa aproximação com a população em situação de rua. Juntos, promovemos alimentação e orientação para essas pessoas mais vulneráveis".

Para a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, a ação irá somar ao trabalho do Consultório de Rua, que leva atendimentos de cuidados com a saúde a esse público. "Estamos unindo esforços no combate à Covid-19 para alcançar todos os cidadãos de Vitória", disse.

Para a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, a pauta da população em situação de rua é muito complexa e precisa envolver várias frentes. "A Semcid não poderia ficar de fora, uma vez que o público que vamos trabalhar é o mais vulnerável e precisamos garantir seus direitos humanos".

Máscaras

A ação conta com o apoio do Instituto Unimed, que disponibilizou máscaras para os servidores que fazem o atendimento nas tendas.


Voltar ao topo da página