Notícias

Coronavírus: Sub-TI entrega três novos sistemas e tem 690 pedidos de processos

Publicada em 16/04/2020, às 19h26 | Atualizada em 16/04/2020, às 19h56

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Imagem divulgação
Processos virtuais
Ferramenta permite a abertura de processos virtuais no portal da PMV (ampliar)

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), que trabalha na informatização e na modernização dos procedimentos da Prefeitura de Vitória, entregou três novos sistemas muito importantes para os moradores, empreendedores e servidores da capital, permitindo que todos fiquem e trabalhem em casa neste período de pandemia do coronavírus (Covid-19).

O sistema de abertura de processos virtuais, por exemplo, lançado há duas semanas, já recebeu 690 solicitações. Foram abertos, até o momento, 271 protocolados e processos eletrônicos. A tramitação é eletrônica e pode ser consultada pelo site da Prefeitura de Vitória.

Já o sistema de gestão de documentos, dentro do Portal TI, permite ao servidor do município fazer ofícios e comunicações internas eletrônicas, possibilitando a comunicação oficial virtualmente para os outros setores da Prefeitura. Eles possuem numeração única para cada tipo de documento.

Além deles, a Sub-TI comprou e implementou o Citrix, ferramenta que possibilitou o escritório remoto para uso dos funcionários públicos municipais. Ele dá acesso aos programas disponíveis na intranet da Prefeitura de Vitória.

Divulgação Sub-TI
Subsecretaria de Tecnologia da Informação
Equipamentos contam com uma solução de hiperconvergência para abrir o sistema de acesso remoto e concentram o armazenamento e o processamento de dados (ampliar)

Os novos servidores, comprados para uso da ferramenta, possuem uma tecnologia de ponta. Contam com uma solução de hiperconvergência para abrir o sistema de acesso remoto e concentram o armazenamento e o processamento de dados.

Acessos

Para se ter uma ideia, do dia 21 de março até 12 de abril, foram registrados 27.942 acessos ao Citrix. O investimento para preparação do ambiente, feito com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), foi de R$ 8,3 milhões, e incluiu a aquisição de equipamentos, licenças de software e serviços para implantação.

"Geralmente, os servidores só armazenam ou só fazem o processamento de dados. A tecnologia é de ponta. A Prefeitura de Vitória é a primeira instituição pública com essa novidade. Os servidores da Sub-TI estão trabalhando arduamente no aperfeiçoamento dos sistemas e em novidades para tornar Vitória ainda mais inteligente", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos. 


Voltar ao topo da página