Notícias

Coronavírus: novas regras para velórios em Vitória

Publicada em 17/04/2020, às 13h35

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
PMV faz melhorias em cemitério de Santo Antonio
Velórios terão que durar no máximo 2 horas nos cemitérios de Vitória

Para garantir a segurança dos profissionais que trabalham em funerárias e cemitérios de Vitória, além das famílias que precisam utilizar esses serviços, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) publicou, nesta sexta-feira (17), uma instrução normativa com as medidas que devem ser adotadas pelos prestadores de serviços funerários durante a Covid-19.

As orientações são bem detalhadas sobre como a prestação de serviços funerários precisa ser realizada em pessoas que faleceram com suspeita ou confirmação da Covid-19, considerando ainda o respeito à dignidade dos mortos conforme a cultura, a religião e as tradições familiares da pessoa que morreu.

"São medidas preventivas à disseminação do novo coronavírus no ambiente de trabalho desses prestadores de serviços funerários e ainda entre os familiares durante o sepultamento", explica a gerente da Visa, Flávia Riegert.

A instrução normativa detalha desde o transporte e o manuseio da vítima da Covid-19 até a forma de velório e sepultamento, indicando procedimentos e materiais que devem ser utilizados para cada situação.

Apesar de o transporte não precisar acontecer em um veículo especial, ele deve ser limpo e desinfectado após cada transporte. Os funcionários somente podem ter contato com o corpo de uma vítima de Covid-19 utilizando luvas, avental impermeável e máscara cirúrgica.

Todo esse Equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser retirado da forma correta para evitar contaminação, e os funcionários devem ainda higienizar mãos com água e sabão posteriormente.

Velórios

Os funerais devem ocorrer com o menor número possível de pessoas, de forma que seja garantida a distância mínima de 2 metros entre as pessoas e não haja aglomeração. Para isso, admite-se o revezamento em salas de velório, cuja duração precisa ser de até 2 horas, com o caixão lacrado e fechado durante a cerimônia.

O sepultamento deve ocorrer, sempre que possível, na data do óbito. E apesar do momento, não são indicados apertos de mãos, abraços ou qualquer contato físico entre os participantes do funeral.

A instrução normativa recomenda que pessoas com sintomas de gripe, crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica não participem de funerais.

Trabalhadores

Os trabalhadores da Central de Serviços que atuam nos cemitérios recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) especiais, como máscaras e aventais especiais.

Os cemitérios de Santo Antônio e Maruípe também recebem higienização das portas, maçanetas, paredes, tetos, capelas e caminhos. Além disso, foram colocados frascos de álcool em gel nas entradas das capelas mortuárias e sabonetes nos banheiros.


Voltar ao topo da página