Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Coronavírus: Estudo para combater Covid-19 começa esta semana em Vitória

Publicada em 11/05/2020, às 13h41

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Sesa

Inquérito Sorológico

Pesquisadores vão visitar residências para identificar pessoas que já tiveram contato com o vírus (Ampliar imagem)

Vitória foi uma das cidades selecionadas para participar do Inquérito Sorológico desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) para identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo Coronavírus (Covid-19).

Os participantes serão escolhidos através de um sorteio que será realizado no momento da entrevista. Na capital, 2.880 pessoas de 14 bairros serão testadas.

O inquérito será aplicado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. A primeira etapa acontecerá de quarta (13) a sexta (15), nos bairros Consolação, Gurigica, Maria Ortiz, Inhanguetá, Ilha de Santa Maria, Maruípe, São Cristóvão, Itararé, Santa Cecília, Santa Helena, São Pedro, Nova Palestina, Resistência e Jardim Camburi.

Visitas

Para aplicação do inquérito, profissionais - devidamente uniformizados e equipados - vão até as residências das 7 às 17 horas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, é importante que a população receba as equipes para que o município possa avaliar o impacto da doença em Vitória e, assim, auxiliar no planejamento de novas estratégias, por parte da Sesa, para medidas de contenção.

"Esse processo nos permitirá investigar com um olhar mais refinado os casos da Covid-19. Com a percepção do comportamento da doença, conseguiremos, junto com o Estado, definir estratégias eficazes para enfrentar e combater a transmissão do coronavírus", disse.

Capacitação

Na última sexta-feira (8), 64 profissionais da rede de saúde de Vitória e 36 estudantes de Medicina da Multivix foram capacitados pela equipe da Sesa, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e equipes da Atenção Básica de Vitória, na Escola Técnica do SUS (Etsus).

No local, foram apresentados a metodologia do inquérito, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como a realização e manuseio do Teste Rápido. Ainda nesta segunda-feira (11), mais um treinamento será realizado com os profissionais envolvidos.

O formulário será preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe terá um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo. Nesta primeira etapa, serão visitadas residências em 19 municípios. 

São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Serão realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por técnicos da saúde.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado.

Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 8h às 18h)
Voltar ao topo do site