Notícias

Coronavírus: estudantes têm acesso a plataforma virtual de aprendizagem

Publicada em 12/05/2020, às 19h16

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Boletim Online
Estudantes e familiares terão acesso à plataforma a partir do aplicativo Vitória Online e também pelo Boletim Online (ampliar)

Em virtude do isolamento social, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) segue com as ações educacionais de apoio à aprendizagem e avança, agora, para uma segunda fase de atenção ao processo complementar proposto no âmbito domiciliar. 

Após a elaboração e a disponibilização de um conjunto de materiais com atividades educacionais complementares, a Seme oferta aos estudantes uma nova alternativa de acesso às estratégias educativas, por meio de uma plataforma virtual que permite acesso a um ambiente adaptativo de aprendizagem.

No ambiente virtual, os estudantes da rede municipal de ensino poderão interagir de forma lúdica e dinâmica com os conhecimentos, transitando por “trilhas” que apresentam desafios cada vez mais complexos, numa abordagem que se aproxima de um game com objetivos a serem conquistados.

"Esse ambiente traz uma proposta dinâmica de estudos e exploração dos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental", explica a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Acesso

Todos os estudantes e familiares terão acesso à plataforma a partir do aplicativo Vitória Online e também pelo Boletim Online, onde obterão o login e senha. Uma mensagem via SMS está sendo enviada pela Prefeitura a todos os pais informando sobre o acesso à ferramenta.

Educadores

O ambiente virtual também será acessado por administradores da Seme, direção escolar, coordenação pedagógica e professores das respectivas áreas.

"Os educadores terão acesso aos conteúdos dos módulos de aprendizagem e poderão acompanhar todo o percurso realizado por cada estudante da turma, com dados que irão contribuir para o monitoramento da aprendizagem", afirma Adriana.

"A partir dessas informações, o professor pode propor agendas de atividades, indicando trilhas de aprendizagem para cada estudante de acordo com o diagnóstico que a plataforma disponibiliza", conclui a secretária.

Formações

Os profissionais da Educação de Vitória participam de uma formação específica para a plataforma, que começa nesta quarta-feira (13) e é voltada para o conhecimento da ferramenta digital, suas funcionalidades e potencialidades pedagógicas.

"A formação tem carga horária de 8 horas e é totalmente on-line. Serão 10 módulos, ofertados de forma que o cursista possa acessar o conteúdo do curso no ambiente virtual com autonomia. Além disso, serão ofertados momentos síncronos com plantão de dúvidas e bate-papo com especialistas", conta Maristela Gatti Piffer, da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme.

As atividades formativas para os profissionais acontecem até o dia 20 de maio.


Voltar ao topo da página