Notícias

Coronavírus: cuidados especiais com saúde de pessoas em situação de rua

Publicada em 26/03/2020, às 08h20

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza

Douglas Schneider
Consultório na Rua - Abordagem à moradores de rua e usuário de drogas
Pessoas em situação de rua estão recebendo orientações de cuidados com a saúde durante a pandemia do coronavírus

Diante da pandemia do coronavírus, as equipes de abordagem social de Vitória percorrem vias e praças para atender demandas feitas junto ao Fala Vitória 156. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) avalia o chamado e, conforme a necessidade, envia os servidores até o local para fazer o monitoramento de pessoas em situação de rua.

Para garantir a saúde e o bem-estar dos assistidos, a equipe do Consultório na Rua, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), oferta atendimentos diários a esse público. Nesta época de pandemia, o público-alvo são idosos e gestantes.

Pessoas com sintomas de gripe, como tosse, recebem máscaras e, dependendo do quadro de saúde, também são encaminhadas para as unidades de saúde da capital.

São oferecidos orientações de saúde, testes de sífilis e exames diariamente, das 8 horas até meia-noite.

"Os nossos serviços, como Centro-Pop, Albergue de Migrantes, Hospedagem Noturna e Abrigo, vêm atuando intensamente. Os nossos profissionais vêm orientando e conduzindo os nossos assistidos para cuidados básicos com a saúde e que eles possam compreender a necessidade de não compartilhar objetos, não fazer aglomeração e a importância da devida higienização das mãos", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.


Voltar ao topo da página