Notícias

Coronavírus: Cmei Maria Menegueli, em Santa Martha, distribui livros infantis

Publicada em 15/05/2020, às 09h27

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Projeto de leitura no Cmei Maria Menegueli
Pequenos estão recebendo livros infantis do acervo do Cmei para ler em casa (ampliar)

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Nazareth Menegueli, em Santa Martha, deu início ao projeto experimental "Leitura Amorosa", disponibilizando livros do acervo do Cmei aos estudantes e a suas famílias para leituras e bate-papos em casa.

O objetivo é proporcionar apoio pedagógico à comunidade escolar no processo de escolarização durante a pandemia do novo coronavírus.

Pais e responsáveis por alguns alunos das turmas do grupo 6, por exemplo, estiveram na escola para receber os livros e orientações da direção escolar. A visita foi previamente agendada, respeitando todas as regras de higiene e distanciamento.

"Para evitar risco de aglomeração, foram tomados todos os cuidados necessários, como uso de máscaras e luvas, aplicação de álcool nos objetos e nas mãos das pessoas ao chegarem, além do distanciamento adequado de cadeiras", explicou o diretor do Cmei, Juca Bitencourt.

Projeto de leitura no Cmei Maria Menegueli

Afeto e aprendizagem

Nesta primeira ação do projeto experimental, foram escolhidos para a atividade livros de histórias infantis do acervo do Cmei. A ação foi desenvolvida com foco no afeto entre os familiares e na aprendizagem das crianças através da leitura, que atua como ferramenta de imaginação, memória, raciocínio e sensibilidade.

"Foi um dia de muita alegria, em que nosso espaço escolar pôde receber, afetuosamente, os familiares. Os livros da ação foram cuidadosamente separados e armazenados em sacolas plásticas transparentes e higienizadas", destacou o diretor.

"Além disso, os familiares e algumas crianças que os acompanharam puderam matar um pouco a saudade do espaço escolar", completou.

Atividades complementares

Por toda a rede municipal de ensino, as unidades têm atuado diariamente no acompanhamento e na orientação às famílias sobre atividades educativas complementares disponibilizadas aos estudantes. Profissionais das escolas têm mantido contato direto com as famílias e compartilhado, via aplicativos, suas experiências de conexão com os alunos e seus responsáveis.

"Nosso intuito é fortalecer a rotina dos estudantes e o processo de escolarização durante esse período de distanciamento social obrigatório, objetivando também atenuar os prejuízos sociais causados pela pandemia", explica a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.


Voltar ao topo da página