Notícias

Coronavírus: 772 estabelecimentos são fechados após denúncias

Publicada em 12/05/2020, às 18h00 | Atualizada em 12/05/2020, às 18h05

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Sedec
Fiscalização de posturas
Fiscais circulam pela cidade para monitorar funcionamento do comércio durante a pandemia (ampliar)

Nesta pandemia do coronavírus (Covid-19), Jardim Camburi aparece como o bairro com maior número de denúncias na capital sobre aglomeração de pessoas e funcionamento irregular do comércio. Foram 401 denúncias recebidas, 275 vistorias e 130 estabelecimentos fechados até o último dia 10 (domingo).

Jardim da Penha vem em segundo lugar, com 245 denúncias, 185 vistorias e 104 comércios fechados. Em seguida, está o Centro, com 143 denúncias, 101 vistorias e 45 lojas fechadas. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).

De 21 de março a 10 de maio, a Sedec recebeu 2.543 denúncias. Foram fechados 772 estabelecimentos após 1.732 vistorias da equipe integrada, composta por fiscais de Posturas, da Vigilância Sanitária, do Procon, além de agentes da Guarda Municipal e de policiais militares.

"O morador de Vitória é muito consciente. Ele tem sido parceiro neste momento de pandemia, colaborando com a Prefeitura ao fazer a sugestão de fiscalização. Com a reabertura escalonada do comércio, o monitoramento da fiscalização será maior. Os empreendedores também estão se adequando rapidamente às regras. Contamos com a ajuda de todos para ficar em casa, saindo de máscara apenas em caso de necessidade e tomando os cuidados com a higiene", enfatizou o secretário da Sedec e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos.

Vigilância

A Vigilância Sanitária de Vitória (Visa) tem recebido, em média, três denúncias por dia. Desde o início da quarentena, a Visa contabilizou 327 denúncias, sendo as mais comuns: ausência do uso de máscara, aglomeração de pessoas e estabelecimentos ligados à saúde abertos que não poderiam estar em funcionamento.

Procon

Na semana passada, fiscais do Procon passaram a atuar junto com a equipe de fiscalização integrada para conscientizar clientes e agências bancárias sobre as normas de segurança neste período de pandemia do coronavírus. A abordagem é para alertar sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e também sobre o distanciamento entre elas nas filas.

Bombeiros

Nesta semana, militares do Corpo de Bombeiros passaram a integrar a equipe de fiscalização integrada de Vitória com o objetivo de somar esforços, junto as equipes de segurança e apoio, como a Guarda Municipal e Polícia Militar. 

Ranking
Bairros Denúncias Vistorias Comércios fechados
1) Jardim Camburi 401 275 130
2) Jardim da Penha  265 185 104
3) Centro 143 101 45
4) Praia do Canto 138 97 40
5) Santo Antônio 86 56 27

Fonte: Sedec


Voltar ao topo da página