Notícias

Corais da terceira idade encantam passageiros no saguão do Aeroporto de Vitória

Publicada em 02/10/2019, às 12h07

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Edlamara Conti
Encontro de Corais no Aeroporto
Saguão do aeroporto ficou lotado para assistir ao Encontro de Corais da Terceira Idade (ampliar)
Edlamara Conti
Encontro de Corais no Aeroporto
Evento foi realizado no aeroporto pela primeira vez e visa estimular a prática do canto coral e a troca de experiências entre idosos (ampliar)

Em vez do vaivém apressado de pessoas com malas, o Aeroporto de Vitória experimentou um movimento diferente na tarde desta terça-feira (1º). Os passageiros esqueceram a pressa e pararam para apreciar os variados estilos de música apresentados no XII Encontro de Corais da Terceira Idade, realizado no saguão do embarque.

O evento foi realizado pelo Serviço de Convivência para Pessoas Idosas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.

O saguão e o mezanino ficaram lotados durante as apresentações dos corais dos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTIs) de Vitória: “Sintonia”, de Jardim da Penha, “Encantar”, de Jardim Camburi, “Recordar é Viver”, de Maria Ortiz, e “Reviver”, do Centro, e dos grupos convidados como “Cidade Sol”, de aposentados da Vale (Aposvale), “Feliz Idade”, de aposentados do Estado (Geap), e “Serenata”, de alunos da Emef Mauro Braga.

De partida para Curitiba, o casal Tadeu e Cristiane Freire ficou surpreso com o talento dos idosos e parou para apreciar e cantar com os filhos, Maria Eduarda, Miguel e Vitor. "Está tudo muito lindo! Foi uma ótima ideia realizar essa apresentação aqui, mostrando a saúde e qualidade de vida desses idosos", disse Cristiane.

Já Marina Maria Moreira, moradora de Jardim Camburi, trouxe o neto Cassiano para assistir aos corais. "Achei importante trazer meu neto para ouvir um tipo de música que ele não está acostumado, cantada por gente idosa. As crianças precisam conviver mais com idosos e aprender a admirá-los e respeitá-los", disse.

Encontro de gerações

Crianças e adolescentes do grupo Serenata assistiram a todas as apresentações dos mais velhos, demonstrando que gostaram do espetáculo com muitos aplausos. Muitas músicas não eram conhecidas dos jovens, mas eles acompanhavam com palmas e com o corpo. "Alguns cantores parecem profissionais. Muito bons mesmo", admirou-se Tiago Ferreira.

"Quem vai viajar hoje vai levar alegria e muita vitalidade na viagem. É isso que vivemos com nossos corais: alegria de viver, força para superar os problemas e amor", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, na abertura do evento, que agradeceu a sessão do espaço pela Infraero. "É a primeira vez que fazemos o Encontro de Corais aqui. Fomos muito bem recebidos pelos funcionários e pelo público, de forma que poderemos voltar em outras ocasiões".

Os Encontros de Corais são realizados desde 2008 e reúnem grupos de coros da Grande Vitória para estimular a prática do canto coral e a troca de experiências musicais, intensificar a convivência intergeracional e comunitária e elevar a autoestima dos cantores, regentes, músicos e outros envolvidos.

Edlamara Conti
Encontro de Corais no Aeroporto
"Achei importante trazer meu neto para ouvir um tipo de música que ele não está acostumado", disse Maria (ampliar)
Edlamara Conti
Encontro de Corais no Aeroporto
Crianças e adolescentes do grupo Serenata assistiram às apresentações dos mais velhos (ampliar)

Voltar ao topo da página