Imprensa
Copa Pop: contagem regressiva para o campeonato
Publicada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Usuários dos Centros de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) de Vitória estão em contagem regressiva para colocar em quadra o talento com a bola no pé. O grupo está focado nos treinamentos para garantir uma participação especial na Copa Pop, que tem início marcado para o próximo dia 17 de outubro. A edição de 2024 da Copa, que será realizada no Ginásio Tancredão, das 9 às 17 horas, é aberta ao público e tem entrada é gratuita.
A Copa Pop é um campeonato que reúne equipes dos municípios Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari. As equipes serão compostas por homens e mulheres. Em 2023, a equipe da Serra sagrou-se campeã e, Vitória, subiu duas posições no ranking, enquanto o time da capital levou a medalha de prata e o troféu de segundo lugar.
Este ano, o time de Vitória vai reunir jogadores do Centro Pop Centro e Continental. Veterano no time do Pop Centro, José Uelton Santos de Jesus, disse estar otimista com o sucesso do grupo na competição. "No ano passado, foi uma falta de sorte que nos tirou o título", disse ele, explicando que o goleiro titular machucou a perna durante a partida final, o que tirou a concentração do grupo da capital.
Para José, neste ano, os treinamentos vão ajudar no entrosamento da equipe e, consequentemente, chegar a um resultado satisfatório. Se por um lado faltava fôlego, para o estreante no grupo Rithielly Almeida Sá, de 35 anos, sobrava animação com a oportunidade de participar do evento. Ele disse que o segredo da vitória está na perseverança. "Tenho muita esperança em trazer o título para o Pop Vitória. Mas preciso treinar mais e recuperar o fôlego de menino", comentou sorrindo.
Há pouco mais seis meses em situação de rua e sendo atendido no Centro Pop do Centro, localizado em Mário Cypreste, Rithielly falou que desde que passou a ser acompanhado naquele espaço da Assistência Social de Vitória seu comportamento e perspectiva de vida mudaram em 70%. Neste momento, saber como chegou à situação de rua foi natural e, com a mesma naturalidade, Rithielly respondeu: "Fui para as ruas por escolha. Não sou de imaginar sou de vivenciar".
Depois da resposta, a pergunta não poderia ser outra a não ser saber se valeu a pena. "Descobri que é horrível viver nas ruas. Você perde todos os seus valores, moral, ético... Você fica invisível. Quando nos veem somos a parte excluída, sem valor nenhum para a sociedade. Na Copa Pop, quero ser eu", falou Rithielly, que faz questão de explicar a inspiração da mãe para a escolha do nome - o ator Carlos Alberto Riccielli.
Enquanto os colegas mostravam o talento na quadra de esportes do Bairro República, João Batista, 34, ensaiava um dos raps que vai cantar na solenidade de abertura da Copa Pop. Há seis anos em situação de rua, João revelou que já participou das duas edições anteriores do torneio, mas apenas como visitante. "Não estava focado na minha superação. Agora, estou", fez questão de afirmar ele.
Com uma postura tão firme, quis saber qual a diferença. "Quero cantar e chamar atenção que estar aqui (no Centro Pop) é uma oportunidade de se conhecer, de nos unir. De um pegar na mão do outro, para todos se conscientizarem e lutarem para ter uma vida melhor", disse ele.
João Batista explicou que a principal função do rap é transmitir informação a fim de conscientizar as comunidades periféricas para a luta contra os preconceitos e as injustiças. "A rua nunca será o melhor lugar para viver. A rua não dá respeito a nenhum cidadão. Se não for as equipes da Assistência Social você continua não sendo nada. Para o resto olha para a gente como nóia, ou bandido, ou não como um nada", comentou ele.
A Copa Pop é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Semesp), tem como objetivo promover a inclusão social e a integração de pessoas em situação de rua por meio do esporte.
Enquanto os trabalhadores estão focados na organização do evento, os usuários do espaço estão focados na preparação.
A coordenadora Local do Centro Pop Vitória, Danielle Solano, explicou que a Copa Pop é um projeto esportivo que utiliza o futebol como instrumento de incentivo ao desenvolvimento social e cultural dos usuários espaço. "A proposta é promover a interação entre os Centros Pop's (CP) do estado do Espírito Santo possibilitando o convívio, novas amizades, troca de experiências e a prática de esportes", ressaltou ela.
Para a coordenadora do Centro Pop, Karina Aves Rodrigues, a Copa Pop é o momento de interação entre os assistidos, no qual colocam suas energias em prol de um só objetivo, mostrar que todos têm talento e todos precisam vivenciar as oportunidades da vida. "Momento de alegria, incentivo e motivação", vibra ela.
Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, as ações desenvolvidas nos Centros Pop de Vitória visam garantir a proteção social e dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de Contribuir para o processo de saída das ruas e fortalecimento dos usuários, tornando-os protagonistas sociais em pleno exercício de sua cidadania e direitos sociais.
"Esperamos que mais uma edição da Copa Pop ajude a fortalecer o dialogo e o vínculo entre pessoas em situação de rua e os trabalhadores do Suas (Sistema Único de Assistência Social. Todos os participantes são vencedores por estarem participando", enfatizou a secretária.

