Notícias

Conheça a história da festa de São Benedito

Publicada em 09/12/2010, às 16h01

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França


Carlos Antolini
Igreja do Rosário
No século XVIII, foi construído no Morro da Fonte Grande pelos negros rotarianos a Igreja e Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Vitória possui um riquíssimo patrimônio de cultura popular, singular pela sua pluralidade, gerada pelo hibridismo etnográfico, racial, social e religioso, desde sua formação.

Esses bens culturais de natureza imaterial sobrevivem graças à força e à resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.

A Festa de São Benedito em Vitória tem matriz afro lusitana capixaba e se iniciou no século XVI em reuniões de africanos, cristãos novos e escravos no pátio da Igreja e Convento de São Francisco, no Morro da Piedade, Fonte Grande, em torno de Nossa Senhora do Rosário e Menino Jesus.

Já no século XVIII, foi construído no outro lado do Morro da Fonte Grande pelos negros rotarianos a Igreja e Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Nesse mesmo século, Benedito foi beatificado. O século seguinte marcou a canonização do primeiro santo negro, São Benedito, e a festa na capital capixaba chegou ao auge com a disputa entre os peroás e caramurus.

De acordo com o historiador Alexandre Xavier, "a origem da festa de São Bendito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio do navio negreiro Palermo na costa capixaba.

A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes, em gratidão, fizeram a promessa de todo ano homenagear ao santo pela graça obtida".


Voltar ao topo da página