Notícias

Confirma Vitória: quase 6 mil vagas são reaproveitadas em novembro

Publicada em 10/12/2019, às 17h41 | Atualizada em 10/12/2019, às 17h41

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Indústria, inovação e infraestrutura

Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Pessoas que precisam faltar às consultas podem avisar às unidades de saúde suas ausências por meio do Confirma Vitória

Graças ao Confirma Vitória, 5.951 vagas de consultas médicas agendadas em novembro que seriam perdidas pela falta dos pacientes puderam ser reaproveitadas.

A adesão das pessoas ao sistema tem aumentado: em 2017, o percentual de faltosos era de 28% ao mês, enquanto em novembro deste ano, a média foi de 22,36%.

A média de faltas em novembro ficou acima da média do restante do ano, perto de 19%, graças às fortes chuvas que atingiram a capital.

Mesmo assim, sete unidades tiveram um índice menor que 19%: Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Ilha de Santa Maria, Maruípe, Ilha das Caieiras e Santa Martha.

Jardim Camburi

Entre as unidades que tiveram menos faltosos, a US Jardim Camburi se destaca por registrar o menor índice percentual de abstenções: 14,96%.

Para a diretora da US, Maiara Soares Baratela, esse resultado foi alcançado graças às estratégias bem sucedidas entre a gestão, a equipe da unidade de saúde e os conselheiros locais.

"Conseguimos mostrar à nossa comunidade a importância do Confirma Vitória e, com isso, reduzimos as faltas nas consultas da unidade", explica.

Sistema

Desde a implantação do Confirma Vitória na rede de saúde da capital, as pessoas que precisam faltar às consultas podem avisar às unidades de saúde suas ausências, de forma que essa vaga não seja perdida e retorne ao sistema de vagas e possa ser preenchida por outro paciente.

Também aquele que não confirma sua presença com antecedência de até dois dias pelo computador, tablet ou celular, por meio do aplicativo Vitória Online, pode ser sua vaga retornada ao sistema e disponibilizada para outros pacientes.

A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).


Voltar ao topo da página