Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Comid : idosos podem se candidatar à composição do Conselho

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Logo Comid - Versão correta

O interessadas em concorrer a uma das vagas de conselheiro da Sociedade Civil no Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid) já podem apresentar pedido de habilitação de candidatura. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (2). Para isso, é necessário participar de uma das reuniões de mobilização e, na ocasião, fazer o preenchimento de instrumento oficializando a candidatura. 

A inscrição pode ser feita por e-mail (processoeleitoralcomideira$4h064+pref.gmail.com ) ou, de forma presencial, na Casa dos Conselhos, situada à Avenida Desembargador Santos Neves,771, Praia do Canto, das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. 

Comid

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Vitória (Comid) é um espaço de participação democrática de formulação, acompanhamento e fiscalização das ações voltadas à pessoa idosa, e atua na defesa e promoção de direitos sociais e de cidadania, em atendimento as disposições da Lei nº 8.842/1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso (PNI).

Sua finalidade é formular, propor, fiscalizar e avaliar as políticas e ações do município para a pessoa idosa, zelando pelo cumprimento de leis como o Estatuto da Pessoa Idosa e denunciando violações de direitos. 

A secretária-executiva do Comid, Elaine Alvarenga, destacou "a importância do conselheiro atuar como interlocutor entre a sociedade e o poder público a fim de promover um envelhecimento digno e ativo na perspectiva das múltiplas velhices, além de garantir a participação cidadã e o protagonismo das pessoas idosas na vida comunitária".

"O Comid tem papel de fomentar à participação social, estimulando a organização das pessoas idosas, incentivando sua participação na formulação das políticas públicas para população idosa e promovendo sua integração social e cidadania", ressalta o presidente do Comid, Marcelo Amorim. 

Composição

O Conselho é composto por 20 (vinte) membros, e seus respectivos suplentes. Nessa composição, 10 (dez) são representantes do poder público e 10 (dez) representantes da sociedade civil através de representantes de usuários ou organizações de usuários; entidades e organizações que prestam atendimento, assessoramento ou atuam na defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa no âmbito municipal; entidades de pesquisa, estudos, assessoria e formação de recursos humanos.

Confira o calendário das reuniões 

02 de setembro

9h30 às 11h 

Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Jardim Camburi

Rua Doutor João Batista Miranda do Amaral, 115 - Jardim Camburi

04 de setembro

9h às 11h 

Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Santo Antônio

R. Horácio Dias dos Santos, 294-334 - Santo Antônio

09 de setembro 

9h às 11h 

Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Centro

R. Barão de Monjardim, 147 - Centro

10 de setembro

9h às 11h 

Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Jaburu

Rua Maria da Paixão Santos, 530, Gurigica

11 de setembro

9h às 11h 

Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Maria Ortiz

R. Prof. Expedito Ramos Bogéa, 40 - Maria Ortiz

16 de setembro

9h às 11h 

Centro de Convivência para a Pessoa Idosa São Pedro

Rua 23 de Abril, 35 - Santo André

18 de setembro

9h às 11h

Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Jardim da Penha

Av. Saturnino Rangel Mauro, 503 - Jardim da Penha