Um comerciante, 27 anos, foi flagrado pilotando uma motocicleta sem possuir habilitação, na tarde desta quarta-feira (10), em Jardim da Penha, Vitória. Ele foi multado e o veículo, removido para o pátio autorizado.
A equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) abordou o infrator na Avenida Fernando Ferrari. "O condutor estava usando chinelos, ou seja, o calçado não era apropriado para a condução de motocicleta. Ao solicitarmos os documentos, descobrimos que ele não possuía a carteira de habilitação", descreveu o guarda municipal Bertollo, da Equipe Setorial da Guarda de Vitória.
No registro do veículo, havia ainda 13 multas, todas em aberto, que somadas formam uma dívida de R$ 5 mil. A motocicleta foi recolhida para o pátio autorizado.
Foram aplicadas quatro notificações pelas seguintes infrações: conduzir veículo sem CNH, veículo com licenciamento vencido, permitir que pessoa não habilitada conduza veículo (ao proprietário) e pelo condutor estar usando chinelos.
Sem habilitação
Dirigir sem CNH ou permissão é uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa de R$880,41. Em caso de flagrante, o veículo pode ser retido até a apresentação de um condutor habilitado.
Somente no primeiro semestre de 2025. Apesar de Vitória ter uma queda de 42% nas mortes no trânsito, outro dado gerou um alerta parta a Guarda de Vitória. No mesmo período, 645 pessoas foram multadas por dirigir sem possuir CNH.
"Percebemos que nem um item primordial que é estar adequadamente habilitado para a condução de veículo automotor está sendo atendida. Condutores assim não deveriam estar circulando com veículos, uma vez que não têm a capacitação devida, oferecendo riscos para eles, seus passageiros e também para os demais integrantes do trânsito", destacou Marcelo Paraguassu, gerente de Fiscalização do Trânsito (GOFT) da Guarda de Vitória.
Além da intensificação das blitze e abordagens, a corporação reforça empenho em ações educativas em escolas e eventos para preparar melhor os futuros motoristas.