Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Combate ao Zika vírus: ministro das Cidades visita escola em Joana D'Arc

Publicada em

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Ação contra zika na emef Vercenílio
Limpeza e plantio de mudas em pneus fazem parte das atividades de combate ao Zika na Emef Vercenílio da Silva Pascoal

Os pequenos também abraçaram a causa de combate ao Zika vírus. Muitas escolas têm adotado ações com a participação de alunos em diferentes atividades. Em Vitória, não é diferente. O município aderiu à Campanha de Mobilização Nacional da Educação de Combate ao Zika vírus e, nesta sexta (19), irá receber a visita do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Ele irá à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D'arc, às 7 horas. A ideia é conversar com alunos, professores e funcionários da escola a respeito das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika e também da dengue e chikungunya.

Na capital, as ações de combate ao mosquito nas escolas da rede municipal tiveram início ainda em dezembro, quando o prefeito Luciano Rezende decretou estado de emergência. Na mesma época, foi criado o termo "Caçadores de Larvas", designado aos alunos que fiscalizam a escola onde estudam.

Neste ano, e especialmente nesta sexta (19), e nos próximos dia 26 e 4 de março, datas da campanha do Governo Federal, irão acontecer as ações de combate nas escolas e também em toda a comunidade. Várias outras atividades deverão ocorrer ao longo do ano como estratégias de enfrentamento ao mosquito transmissor do Zika vírus.

"Joana D´Arc em foco"

Na unidade que vai receber a visita do ministro Gilberto Kassab, o tema foi trabalhado nas imediações da escola, numa ação de parceria com a comunidade, por meio de um grupo organizado de moradores, o "Joana D'Arc em foco". Nessa ação, que integra estudantes, famílias e comunidade, foram desenvolvidas atividades para maior humanização do entorno, evitando acúmulo de lixo nos arredores da escola.

Esta sexta representa a retomada do projeto em 2016, que será marcada ainda com o plantio de mudas realizado por alunos e moradores nos canteiros do bairro, transformando a paisagem local.