Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Com ajuda de reconhecimento facil, Guarda de Vitória prende condenado por assassinato em Castelo

Publicada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Urias Freitas
Com ajuda de reconhecimento facil, Guarda de Vitória prende condenado por assassinato em casa de con
Marcos Salles
Com ajuda de reconhecimento facil, Guarda de Vitória prende condenado por assassinato em Castelo

A combinação de equipes bem capacitadas e tecnologia resultou na prisão de um homem de 66 anos, condenado a 10 anos por assassinato. A ação integrada contou com a Guarda Civil Municipal de Vitória e o Núcleo de Intervenção Rápida (NIR), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O criminoso foi condenado pela 2ª Vara de Castelo, no Sul do Estado, e era procurado há um ano. "Ele foi condenado a 10 anos de prisão por assassinar, com tiros à queima-roupa, o funcionário de um lar para idosos, em 2019. Na época, o motivo do crime teria sido uma dívida por causa da venda de um passarinho. Desde que saiu o mandado, em 2024, ele não havia sido localizado", detalhou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni.

Na manhã desta quinta-feira, porém, o procurado entrou na Rodoviária de Vitória para embarcar em um coletivo com destino a Nova Venécia. "As câmeras de reconhecimento facial o identificaram e, imediatamente, o Núcleo de Intervenção Rápida (NIR) comunicou a Guarda de Vitória, que agiu rapidamente", descreveu Boni.

Além do mandado de prisão, o indivíduo já havia sido denunciado pelo crime de estupro de vulnerável. O suspeito foi levado para a Delegacia Regional de Vitória.

Para o secretário, chamou a atenção a parceria entre a Guarda de Vitória e a Sesp. "Esta é a terceira prisão somente nesta semana, realizada pela Guarda de Vitória por meio desta integração com a Sesp, sempre visando proporcionar segurança para a população capixaba. Além disso, atuamos com equipes operacionais bem preparadas, a nossa Central de Monitoramento com inúmeros recursos de combate à criminalidade e também a Gerência de Inteligência, que reforça as ações com precisão", destacou.