Notícias

Colônia de Férias da Fafi começa com oficinas de arte e muita diversão para as crianças

Publicada em 13/01/2025, às 17h40 | Atualizada em 13/01/2025, às 17h49

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Pedro Vargas
Miguel, Anami e Guilherme aproveitam dias de aprendizado e muita diversão.
Miguel, Anami e Guilherme aproveitam dias de aprendizado e muita diversão. (ampliar)
Leonardo Duarte
Colônia de Férias da Fafi
Um time de profissionais educadores qualificados foi especialmente escalado, entre eles, muitos alunos e ex-alunos da Fafi. (ampliar)

A semana cultural de Vitória começou com uma novidade para a criançada: a inédita Colônia de Férias da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), localizada no Centro Histórico da capital capixaba. Iniciada na tarde desta segunda-feira (13), a ação oferece uma programação repleta de aprendizado e diversão para crianças de 06 a 12 anos de idade.

Até até o próximo dia 24, a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) terá oficinas de teatro, música e dança, e promete estimular a criatividade e o desenvolvimento artístico dos pequenos durante o período das férias escolares.

Quem compareceu ao primeiro dia da colônia de férias foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a vice-prefeita, Cris Samorini, acompanhados do secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

Durante a visita, Pazolini ressaltou a importância de oferecer alternativas culturais e educativas durante as férias, destacando o impacto positivo para as crianças. "Essa é uma atividade fundamental porque além da diversão, se tem cultura, entretenimento e conhecimento. As crianças aprendem se divertindo e isso é muito bom. A Fafi é a casa da cultura e da arte no Espírito Santo. Representa 78 municípios do nosso estado. E nas férias ela também não para, acolhendo e trazendo diversão de qualidade para as famílias", declarou.

A vice-prefeita também destacou a relevância do projeto: "a ação é sensacional! Este local carrega uma história de realizações de cultura, que foi e tem sido de grande importância para a nossa cidade. Um movimento aparentemente simples como esse resgata um futuro de atenção e de valorização de um local histórico, que sempre tratou a cultura, a arte e o entretenimento como ferramentas sociais transformadoras. Essa é uma oportunidade de proporcionar algo a mais na vida de muita gente. Então eu fico muito feliz com o início dessas atividades, dessa atuação da Secretaria de Cultura. Sem dúvida nenhuma a gente está trabalhando, por meio de uma ação linda para que muitos possam conhecer melhor a Fafi. Aqui tem muito valor e história. Então parabéns aos envolvidos pela iniciativa", disse.

Para atender a "turminha", um time de profissionais educadores qualificados foi especialmente escalado, entre eles, muitos alunos e ex-alunos da Fafi. A programação conta com 12 oficineiros que atuam em duplas e orientam as crianças de acordo com as diferentes linguagens artísticas.

O secretário Edu Henning celebra o fomento à cultura desde cedo, por meio da Colônia de Férias. "Aqui na Fafi, as crianças estão sendo estimuladas a vivenciar a arte de forma lúdica e criativa. Estamos muito felizes em oferecer uma programação diversificada, com oficinas de teatro, dança e música em um ambiente seguro e enriquecedor. Acreditamos que este é o caminho correto para o fortalecimento da cultura em nossa cidade. A Colônia de Férias da Fafi é um grande investimento no futuro", afirmou.

Satisfação

Para o pequeno Miguel Bourguignon Thebaldi, de 7 anos, que participa da Colônia de Férias com seu amigo Guilherme Cabral de Morais, também com 7 anos, tudo é novidade. Acostumado ao universo do futebol e dos esportes, na Fafi ele experimenta o mundo das artes. "Eu to achando legal, tem muita brincadeira e estou gostando de tudo! Tem bastante coisa diferente", analisou com olhar curioso.

Guilherme lembrou que não tem quadra na Fafi, mas está disposto a desbravar novas aventuras. "To curioso para saber o que vai ter nos outros dias", advertiu.

Dança

Na faixa etária dos mais "crescidinhos" está Anami Lordello Lé Lupes, de 10 anos de idade, que está entusiasmada com as oficinas de dança.

"Eu adoro a dança! Está sendo muito legal aqui, a gente aprende e se diverte ao mesmo tempo. Já fizemos umas brincadeiras e estou adorando cada minuto", disse com um sorriso no rosto.

Os encontros duram cinco dias e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas. Cada turma tem 20 integrantes e participa de duas oficinas por dia, sendo cada oficina com duração de 1h20, com intervalo de 20 minutos para lanche. Na próxima semana novos grupos participam da ação.

Para a primeira edição da Colônia as inscrições já foram encerradas e as vagas preenchidas. A previsão é que a ação se transforme em uma atividade permanente da Fafi durante os períodos de férias escolares.

Leonardo Duarte
Colônia de Férias da Fafi
A colônia tem uma programação repleta de aprendizado e diversão para crianças de 06 a 12 anos de idade. (ampliar)
Leonardo Duarte
Colônia de Férias da Fafi
Até até o próximo dia 24 de janeiro, a diversão e o aprendizado estão garantidos para a garotada. (ampliar)

Voltar ao topo da página