Notícias

Circuito da Vida: Saúde e escola se unem para cuidar de estudantes em Andorinhas

Publicada em 07/06/2023, às 17h40 | Atualizada em 07/06/2023, às 17h41

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Circuito da Vida na UBS de Andorinhas
Durante o Circuito da Vida, estudantes personalizam caixas de medicamentos. (ampliar)

Um projeto muito querido pela comunidade de Andorinhas e pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, foi retomado neste mês de junho: o Circuito da Vida. A ação, idealizada pelos profissionais da Unidade, faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva.

Durante a execução das atividades do projeto, aproximadamente 50 estudantes passaram a manhã desta terça-feira (6) na UBS, ouvindo orientações sobre saúde, projeto de vida, e recebendo avaliações de saúde de diversos profissionais.

O Circuito da Vida é composto por cinco estações que recebem os estudantes separados por grupos. Como nos anos anteriores, eles puderam aprender nas estações Papo-Cabeça, da Avaliação Antropométrica e da Avaliação Odontológica. As novidades ficaram por conta de duas novas estações: a Avaliação Postural e a Farmacêutica. Como os nomes indicam, em cada estação os adolescentes passavam por uma série de orientações e avaliações específicas, com profissionais da área

Estações

Na estação Papo Cabeça, os adolescentes puderam conversar sobre temas ligados ao seu dia a dia, com apoio e orientação de profissionais de saúde, como assistente social, psicólogo e enfermeiro. Na Odontologia, além da dentista avaliar a saúde bucal de cada estudante, ela também agenda consultas para os casos em que é preciso uma intervenção mais profunda, como uma limpeza profissional, por exemplo.

Já na estação da Avaliação Antropométrica, os estudantes têm sua altura, peso, pressão arterial e glicose medidas e, nos casos identificados como irregulares, os adolescentes são encaminhados para uma consulta com uma nutricionista e um médico da UBS.  A equipe também encaminha para a sala de vacinação os estudantes autorizados pelos pais que precisam atualizar sua imunização.

Foto Divulgação
Circuito da Vida na UBS de Andorinhas
O comerciante Guracy Antônio Duarte, de Andorinhas, falou para os estudantes sobre empreendedorismo. (ampliar)

A da Avaliação Postural, é composta por estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que orientam sobre como a má postura pode provocar dores no corpo e identificam os adolescentes que apresentam escoliose (uma deformidade da coluna vertebral) para que serem encaminhados aos serviços de Fisioterapia na rede municipal.

Na estação Responsabilidade Compartilhada, o residente de Farmácia conversa com os jovens sobre a importância do uso correto dos remédios, obedecendo horários e quantidade recomendados. A ideia surgiu pois muitos desses estudantes vivem com familiares que tomam remédios de uso contínuo e, assim, eles podem levar essas orientações para suas famílias, além de aprenderem sobre autocuidado e corresponsabilidade no tratamento de saúde.

"Nós pensamos em um formato lúdico, que lembrasse o circuito de exercícios, para que as crianças e adolescentes não ficassem parados, apenas ouvindo o que tínhamos pra dizer. Por isso separamos nossos temas em espaços diferentes e organizamos os estudantes em grupos, de maneira que sempre havia um grupo em algum espaço de orientação", explicou a diretora da UBS Luciana Malini.

No encerramento da programação, os estudantes foram convidados a conhecer de perto a horta medicinal da unidade de saúde.

Foto Divulgação
Circuito da Vida na UBS de Andorinhas
Médica referência em Hanseníase de Vitória, Rita de Cássia Birshener. (ampliar)

Bate papo

Na unidade de saúde, os estudantes também participaram de uma palestra sobre o Programa de Hanseníase de Vitória, que funciona na UBS de Andorinhas, assistiram à dramatização feita pelos profissionais que estão cursando a Residência Multiprofissional. Eles ouviram depoimentos sobre sonhos, profissões e futuro, vindos de servidores que atuam na unidade e do dono da hamburgueria do bairro, Guracy Antônio Duarte da Rocha (56), cujo comércio funciona na comunidade há aproximadamente 25 anos.

"Fiquei muito feliz com o convite da Luciana para vir aqui falar sobre empreendedorismo, poder ampliar os horizontes dessas crianças sobre outras profissões, lembrando sempre de fazer tudo com amor ao trabalho e ao próximo. Além disso, é importante para elas verem uma pessoa que sempre morou em Andorinhas e que elas conhecem falando do quanto gosta do que faz", afirmou Guaracy.

O diretor da Emef TI Izaura Marques, Ivan Nyls Ribeiro, elogiou a parceria com a UBS Andorinhas. "Conseguimos fazer com que os estudantes tenham acesso aos serviços de saúde, além do momento de aprendizagem e do fortalecimento do protagonismo desses estudantes. O Circuito da Vida também proporciona a esses jovens a oportunidade de conversar sobre assuntos com pessoas com as quais eles podem se sentir mais à vontade do que com aqueles que convivem com eles diariamente na escola ou na família", explica Ivan.

O estudante Eduardo Neves Santos, 15 anos, do 7º ano, participou pela primeira vez da ação. "É sempre bom ver que estamos bem de saúde, que é bom praticar esportes. Agora só falta melhorar minha alimentação", conta.

Já seu colega Arthur Gabriel Teixeira, de 12 anos, também do 7º ano, participou pela segunda vez do Circuito da Vida e elogiou o teatro. "Gostei de saber sobre como as atividades físicas nos ajudam e que não é bom ficarmos só jogando o dia inteiro", disse.

"Gostei bastante, principalmente de personalizar as caixinhas de remédio com sinais para os horários, do papo Cabeça. Vim ano passado também mas esse ano houve outras dinâmicas que deixaram a ação bem legal também", dsse Ana Gabriele Liberato (12), do 7º ano.

Clara Glenda Amaral (13), também estudante do 7º ano, disse: "Estou acostumada a vir aqui na unidade sempre que preciso. É importante frequentar a unidade, fazer exames, tomar vacinas, assim você pode descobrir se precisa se tratar de algum problema e melhorar".

Os próximos encontros com os estudantes da Emef Izaura Marques ocorrem às terças-feiras, sempre no período da manhã.


Voltar ao topo da página