Notícias

Circuito Ambiental conscientiza 2 mil alunos sobre preservação das árvores

Publicada em 20/09/2019, às 16h24

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Regina Freitas


Divulgação Semmam
Educação Ambiental
Estudantes participaram de atividades lúdicas focadas na preservação do meio ambiente (ampliar)

O Circuito Ambiental "Plantando sementes para um mundo melhor" encerra as atividades nesta sexta-feira (20) com mais de 2 mil estudantes atendidos.

Desde segunda-feira (16), a Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes de Vitória realizaram, no ginásio do Instituto Federal, diversas atividades lúdicas educativas para celebrar o Dia da Árvore (21 de de setembro).

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, ressalta a importância das atividades desenvolvidas como forma de sensibilizar os alunos sobre a a importância da preservação e conservação das árvores.

As atividades foram desenvolvidas pelos educadores ambientais e pelos alunos de Engenharia Sanitária Ambiental e do curso Técnico em Meio Ambiente do Ifes.

Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas

Alunos e professores tiveram a oportunidade de caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e a diversidade das árvores no Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Informação e Geoprocessamento.

Jogo Gigante da Carta da Terra

Outra atração foi o Jogo Gigante da Carta da Terra, com um tabuleiro de 144 metros quadrados. Ele traz o conceito de cooperação como estratégia de educação para a sustentabilidade. Ao brincar, o participante é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos e fazer uma reflexão das ações ambientais, promovendo uma visão geral da sociedade e do planeta Terra.

O tabuleiro representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural.

Divulgação Semmam
Circuito Ambiental
Exposição de Mata Atlântica foi uma das atrações do evento (ampliar)

Exposição de Mata Atlântica

A "Exposição de Mata Atlântica: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares" também fez parte da programação.

Ela apresenta a Mata Atlântica que faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos.

A exposição conta com várias árvores in natura da Mata Atlântica.

Jogo Gigante da Memória das Árvores de Vitória

É um jogo de memória com imagens das árvores de Vitória, possibilitando o conhecimento e a identificação das espécies.

Jogo das Argolas

O jogo foi confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet e jornal, possibilitando a todos os participantes conhecer mais sobre as árvores que fazem parta da Mata Atlântica.

Oficina

Os alunos tiveram a oportunidade de confeccionar, por meio de colagem, uma árvore a ser fixada em um lápis como forma de lembrança.

"Só conseguimos preservar qualquer coisa se conhecermos. O intuito do Circuito Ambiental é possibilitar às nossas crianças o conhecimento daquilo que existe em seu território para que, assim, possam preservar, pois todos nós somos responsáveis pelo ambiente a nossa volta e, em especial, as árvores", disse a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.


Voltar ao topo da página