Notícias
Cidadania Fundamental: abertura da 15ª edição do projeto lota auditório da Casa do Cidadão
Publicada em 09/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 09/05/2025, às 16h05
Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O primeiro encontro da 15º edição do Projeto Cidadania Fundamental foi um sucesso. Com aproximadamente 130 estudantes, a cerimônia de abertura do projeto ocorreu na manhã desta sexta-feira (09), e recebeu alunos dos 9º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim e da Emef São Vicente de Paulo, na Casa do Cidadão.
O Cidadania Fundamental é uma iniciativa do Município de Vitória voltada à formação cidadã de estudantes da rede municipal de ensino, promovendo oficinas temáticas, acesso à documentação civil, apresentações culturais e encaminhamentos a programas sociais. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Luciano Forrechi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da capital, enfatizou a importância da realização desse projeto, durante a cerimônia de abertura. "Esse é um momento de proporcionar à vocês [alunos] acesso aos direitos fundamentais de cidadania. Além de todas as ações que serão realizadas, também estamos aqui respeitando as diferenças e promovendo a inclusão de todos, e são nas diferenças que nós construímos uma cidade e uma sociedade melhor", disse.
Cidadania Fundamental 2025
Entre maio e novembro de 2025, as atividades ocorrerão às sextas-feiras, das 8h às 16h, no Centro Integrado de Cidadania (CIC), localizado na Casa do Cidadão. Nesse período, serão realizados 20 encontros, que atenderão em torno de 2.200 estudantes das unidades de ensino do município, aproximadamente 110 por semana.
A subsecretária de Educação de Vitória, Luana Santos, afirma que o projeto é muito especial. "Hoje estamos dando o primeiro passo para que todas as escolas de 9º ano estejam na Casa do Cidadão, tendo acesso às políticas públicas, que são pensadas para cada morador de Vitória", pontuou a subsecretária.
A programação contou com uma apresentação teatral sobre temas atuais e relevantes, como prevenção à violência doméstica, gravidez na adolescência, violência sexual contra crianças e adolescentes, racismo e direitos do consumidor. Os alunos também terão acesso à documentação civil básica e atendimento individualizado.
Melissa Carreiro e Lukas Carreiro, são alunos da Emef São Vicente de Paulo, e estiveram presentes na abertura do projeto. "Eu estou bem animada! Essa iniciativa é muito interessante já que muitos alunos de escola pública não conseguem fazer esses documentos pro conta própria", disse Melissa.
"É um projeto realmente muito interessante! Eu vejo que, também, não há muita procura e interesse dos jovens e de suas famílias, para conhecer os direitos que nós temos", pontuou Lukas.