Notícias
Cidadania Fundamental: 15ª edição do projeto tem início nesta sexta (09)
Publicada em 06/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 06/05/2025, às 15h15
Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Promoção de cidadania e educação para os jovens de Vitória. Nesta sexta-feira (09), será realizado o primeiro encontro da 15ª edição do Projeto Cidadania Fundamental, realizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).
O projeto é voltado aos estudantes do 9º ano da rede pública municipal de Vitória e tem como objetivo promover a cultura dos direitos humanos e fortalecer o exercício da cidadania, por meio da educação em direitos humanos e do acesso à documentação civil básica.
Entre maio e novembro deste ano, as atividades acontecerão às sextas-feiras, das 8h às 16h, no Centro Integrado de Cidadania (CIC), localizado na Casa do Cidadão. Nesse período, serão realizadas 20 edições do projeto, que atenderão cerca de 2.200 estudantes das unidades de ensino do município, aproximadamente 110 por semana. Nesta primeira edição, participarão cerca de 130 alunos da Emef Prezideu Amorim e da Emef São Vicente de Paulo.
Luciano Forrechi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, afirma que receber os jovens na Casa do Cidadão é uma ótima oportunidade de educação e inclusão. "Este projeto é uma das prioridades da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, uma vez que integração com a Secretaria de Educação é uma forma de oportunizar a estes jovens um momento de cidadania fora do ambiente escolar", disse o secretário.
A programação inclui apresentações teatrais sobre temas relevantes como prevenção à violência doméstica, gravidez na adolescência, violência sexual contra crianças e adolescentes, racismo e direitos do consumidor.
Também serão oferecidas oficinas conduzidas por servidores da prefeitura, visitas monitoradas aos setores da Semcid, acesso à documentação civil básica e atendimento individualizado a estudantes identificados em situação de violação de direitos.