Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Ciclofaixa de Goiabeiras é inaugurada e vira nova opção de lazer

Publicada em | Atualizada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Ciclofaixa de Goiabeiras
Prefeito Luciano Rezende, gestores e moradores participaram da inauguração da nova ciclofaixa na pracinha de Goiabeiras
Diego Alves
Ciclofaixa de Goiabeiras
Marilsa (blusa amarela) levou o filho Lucas e parentes para prestigiar a abertura da ciclofaixa de Goiabeiras

No último domingo de outono, em um clima agradável, festivo e descontraído, famílias, amigos e comunidade prestigiaram a inauguração da ciclofaixa que liga Goiabeiras até a praia de Camburi.

Em um trecho de 1,8km, a ciclofaixa passa pela avenida Adalberto Simão Nader e foi sinalizada com cones e pintura na faixa da direita da pista do sentido Camburi - Goiabeiras. Ela vai funcionar aos domingos e feriados, das 7 às 15 horas.

Acompanhada do marido e do filho Lucas, de 8 anos, Marilsa Marçal, 41, que trabalha com eventos,  disse que a ciclovia facilitará muito sua mobilidade. "Gostamos muito de andar de bicicleta, principalmente o Lucas. Mas sempre arrumo uma desculpa para não ir. Agora, com a ciclovia do lado de casa, não tenho desculpas. A ciclovia facilita a nossa mobilidade".

Outra moradora de Goiabeiras que aprovou a iniciativa da ciclovia foi Emmanuelle Oliveira, 35, servidora pública estadual, que estava com a filha Vitória Laryssa Pena, 10. "Antes de termos a ciclovia, era muito perigoso andar de bicicleta, pois alguns carros passam em alta velocidade. Gostaria muito que tivesse também uma estação do Bike Vitória aqui na pracinha de Goiabeiras".

E ela recebeu uma boa notícia. Durante a solenidade de inauguração da ciclofaixa, na manhã deste domingo (19), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, adiantou que irá estudar a viabilidade de levar uma estação de compartilhamento de bikes para o local. "A pracinha de Goiabeiras também merece uma estação do Bike Vitória", disse.

Qualidade de vida

O prefeito destacou a importância das ciclovias e ciclofaixas para a qualidade de vida dos moradores. "Esse é um projeto que tem a cara da cidade de Vitória. Um projeto moderno, sustentável, inteligente e inovador. É mais uma opção de transporte e lazer para as pessoas que moram, trabalham e visitam nossa linda capital. Vitória está se tornando a Amsterdã (Holanda) brasileira. As ciclofaixas e ciclovias que fizemos, como na ponte de Camburi, na Munir Hilal (Jardim Camburi) e Cais do Porto (Centro), melhoram a mobilidade urbana e permitem que as pessoas deixem seus carros em casa", comparou o prefeito, que adiantou que a ciclofaixa que irá ligar a praça de Fradinhos à avenida Beira-Mar será inaugurada no próximo domingo (26).

"Essa medida traz as famílias cada vez mais para o lazer e para a atividade física. Isso torna a qualidade de vida em Vitória ainda melhor, colocando as famílias sempre em condições de usufruir das belezas e das condições da cidade. É o nosso diferencial", comentou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Diego Alves
Ciclofaixa de Goiabeiras
Emmanuelle Oliveira levou a filha Laryssa para pedalar neste domingo
André Sobral
Ciclofaixa Adalberto Simão Nader
Ciclofaixa foi sinalizada na faixa da direita do sentido Camburi - Goiabeiras da avenida Adalberto Simão Nader e vai funcionar aos domingos e feriados

Integração

"A ciclofaixa é mais uma conquista da comunidade, pois ligamos o interior do bairro de Goiabeiras até Camburi, a partir de uma via segura. Neste projeto, estamos implementando a cultura de modal, para que as pessoas utilizem mais as bicicletas e transportes mais saudáveis", acrescentou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Oberacy Emmerich Júnior.

O assessor de projetos especiais da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges), Sergio Peterle, explicou que a ciclofaixa garante maior integração na cidade. "Com a ciclofaixa, temos uma maior delimitação do espaço, garantimos que as famílias e os ciclistas tenham um ambiente seguro nos finais de semana e feriados. Isso melhora a mobilidade urbana e temos, assim, uma maior integração da cidade".

Bike Vitória

Neste domingo (19), aconteceu também a entrega de nove novas estações do Bike Vitória – com 10 bicicletas cada -, totalizando 20 locais para compartilhamento de bicicletas.

As estações do Bike Vitória foram inauguradas em Inhanguetá (na rodovia Serafim Derenzi, em frente ao campo de futebol), Grande Vitória (em frente à Igreja dos Santos Últimos Dias), Cais do Porto (ao lado da Codesa), módulo de orientação do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da Beira Mar (em frente ao Salesiano), Praça dos Desejos, campus da Ufes de Goiabeiras (ao lado do Posto Presidente, em Jardim da Penha), SOE Camburi I, área de skate de Camburi e Parque do Zé da Bola (ao lado do viaduto de Jardim Camburi).

Elas se juntam às 11 estações que estavam em funcionamento: Prainha de Santo Antônio, Parque Moscoso, Prefeitura de Vitória, praças Getúlio Vargas (Centro), do Papa, dos Namorados, Escola da Vida, Tancredão, Ponte de Camburi, Clube dos Oficiais e SOE de Jardim Camburi.

Diego Alves
Ciclofaixa de Goiabeiras
Nove novas estações do Bike Vitória foram inauguradas neste domingo, como em Inhanguetá
Diego Alves
Ciclofaixa de Goiabeiras
Prefeito destacou que ciclofaixas e Bike Vitória são opção de lazer e locomoção para os moradores