Notícias
Chá com poesia nas comemorações dos 25 anos do Caps para Álcool e Drogas
Publicada em 15/12/2017, às 13h59
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Que tal ler ou ouvir poemas enquanto saboreia um chá de lavanda, gengibre, açafrão e manjericão? Pois foi assim a manhã desta sexta-feira (15) no Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CapsAD III), como parte das comemorações pelos 25 anos de existência do serviço.
Pacientes e profissionais do Caps realizaram o "Chá com poesia", no qual poemas produzidos por quem utiliza o serviço ficaram expostos, enquanto todos podiam experimentar chás feitos com ingredientes do jardim terapêutico que existe no local.
A arteterapeuta Andréa Romam explicou que os poemas foram produzidos a partir de assuntos que surgiram nas oficinas. "A poesia é um recurso da arte. E a arte faz emergir assuntos que podem ser aprofundados e compreendidos. A arte também ajuda a trabalhar questões pessoais mal elaboradas".
Andréa também ponderou que o jardim terapêutico ajuda no tratamento dos pacientes do Caps. "O manuseio e o cuidado com o jardim acabam se refletindo no autocuidado. Além disso, as plantas possuem efeitos benéficos, como acalmar, no caso da lavanda, ou revigorar, como o manjericão, por exemplo".
Paixão
Entre os pacientes que sentem a eficiência da poesia no tratamento está Roberto Reis, 48 anos. "A poesia no meu tratamento foi indispensável, de total importância", declarou. Ele contou que o gosto pelos poemas existe desde criança, incentivado pela irmã, Elizabeth, e que está preparando o lançamento de um livro nesse estilo, chamado “Meu grito”, no qual vai abordar as situações do cotidiano.
Segundo a diretora do CapsAD, Anelise Nunes Gorza, esse momento é de reflexão e otimismo em relação a tudo que já foi feito e ao que virá. "Nosso Caps é o serviço mais antigo na rede de saúde mental do Estado. Desde o seu nascimento, em 1992, o Caps possui o pioneirismo em suas ações. Por isso, todos os profissionais que trabalham aqui sentem muito orgulho em fazer parte dessa história".

