Notícias

Chá com poesia nas comemorações dos 25 anos do Caps para Álcool e Drogas

Publicada em 15/12/2017, às 13h59

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
25 anos Caps AD
Comemoração de 25 anos do CapsAD contou com exposição de poemas feitos pelos atendidos
André Sobral
25 anos Caps AD
Pacientes e profissionais do Caps realizaram o "Chá com poesia"

Que tal ler ou ouvir poemas enquanto saboreia um chá de lavanda, gengibre, açafrão e manjericão? Pois foi assim a manhã desta sexta-feira (15) no Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CapsAD III), como parte das comemorações pelos 25 anos de existência do serviço.

Pacientes e profissionais do Caps realizaram o "Chá com poesia", no qual poemas produzidos por quem utiliza o serviço ficaram expostos, enquanto todos podiam experimentar chás feitos com ingredientes do jardim terapêutico que existe no local.

A arteterapeuta Andréa Romam explicou que os poemas foram produzidos a partir de assuntos que surgiram nas oficinas. "A poesia é um recurso da arte. E a arte faz emergir assuntos que podem ser aprofundados e compreendidos. A arte também ajuda a trabalhar questões pessoais mal elaboradas".

Andréa também ponderou que o jardim terapêutico ajuda no tratamento dos pacientes do Caps. "O manuseio e o cuidado com o jardim acabam se refletindo no autocuidado. Além disso, as plantas possuem efeitos benéficos, como acalmar, no caso da lavanda, ou revigorar, como o manjericão, por exemplo".

Paixão

Entre os pacientes que sentem a eficiência da poesia no tratamento está Roberto Reis, 48 anos. "A poesia no meu tratamento foi indispensável, de total importância", declarou. Ele contou que o gosto pelos poemas existe desde criança, incentivado pela irmã, Elizabeth, e que está preparando o lançamento de um livro nesse estilo, chamado “Meu grito”, no qual vai abordar as situações do cotidiano.

Segundo a diretora do CapsAD, Anelise Nunes Gorza, esse momento é de reflexão e otimismo em relação a tudo que já foi feito e ao que virá. "Nosso Caps é o serviço mais antigo na rede de saúde mental do Estado. Desde o seu nascimento, em 1992, o Caps possui o pioneirismo em suas ações. Por isso, todos os profissionais que trabalham aqui sentem muito orgulho em fazer parte dessa história".

André Sobral
25 anos Caps AD
Roberto Reis aprova o tratamento com poesia e, inclusive, está produzindo um livro
André Sobral
25 anos Caps AD
Arteterapeuta Andréa Romam destacou a importância da poesia e da arte para o tratamento dos atendidos

Voltar ao topo da página