Notícias

Centros de Ciência e Educação de Vitória atraem milhares de visitantes

Publicada em 29/03/2019, às 15h56 | Atualizada em 29/03/2019, às 15h56

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedice Paixão
Projovem leva adolescentes à Praça da Ciência e à praia
Praça da Ciência conta com brinquedos que possibilitam estudos da Física
Diego Alves
ENTREGA DAS CADEIRAS DO PLANETÁRIO
Planetário de Vitória oferece sessões de observação do espaço

O outono está aí, e uma dica para sair de casa e aproveitar o clima ameno da capital são os Centros de Ciência e Educação. Planetário, Praça da Ciência, Escola da Ciência-Física e Escola da Ciência, Biologia e História contam com programações semanais para públicos de todas as idades, principalmente crianças e jovens.

Para se ter uma ideia do sucesso dos espaços, em 2018, foram mais de 115 mil visitantes. E o público é bem diversificado, formado por pais e alunos da rede municipal de Vitória e de todo o Estado, turistas de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Final de semana

Para o final de semana, a pedida é a Praça da Ciência, localizada na Enseada do Suá. O local foi o mais visitado no ano passado, recebendo 52 mil pessoas. O funcionamento é das 8 às 13 horas aos sábados, domingos e feriados.

"A praça é incrível e oferece, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, de fácil acesso ao transporte público, interligado à ciclovia da cidade, com segurança e amplo estacionamento, além da orientação de monitores durante a visita", explica a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

O acervo da Praça da Ciência é composto por 16 equipamentos, que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados, principalmente, à Física. 

"Em janeiro deste ano, nós recebemos mais de 7 mil visitantes, e muitos deles turistas de outros estados. Juntas, a Praça da Ciência e os demais Centros de Ciência e Educação foram visitados por mais de 11 mil pessoas somente no primeiro mês de 2019", conta o coordenador dos Centros de Ciência e Educação, José Arlon Silva.

Atrações semanais

O Planetário de Vitória, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras, recebeu mais de 35 mil visitas em 2018. O local funciona às quintas e sextas-feiras e é voltado para pessoas de todas as idades. São sessões de observação do espaço, exibição de filmes e muito conhecimento astronômico. Para saber mais, basta entrar em contato pelos telefones (27) 3227-2531 e (27) 4009-2489.

Escola da Ciência-Física

Instigando a curiosidade e desmistificando a ciência física a partir de eventos e fatores do cotidiano, a Escola da Ciência-Física funciona diariamente, as 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Fica localizada no Parque Moscoso, com um acervo permanente de 59 instrumentos nas áreas de mecânica, acústica, eletromagnetismo e ótica. Para informações sobre visitas, é só ligar para (27) 3233-3556.

Escola da Ciência, Biologia e História

Com visitas monitoradas por um incrível acervo sobre os ecossistemas capixabas e sobre a cultura de Vitória e do Espírito Santo, a escola, localizada no Sambão do Povo, também tem programação diária de segunda a sexta. O telefone da ECBH é o (27) 3332-1612.

O local destaca a natureza e a cultura regional através de uma exposição centrada em temáticas capixabas.

Marcos Salles
Escalada - Escola da Ciência Física
Escalada é uma das atrações da Escola da Ciência-Física
Elizabeth Nader
Cozinha tátil na Escola da Ciência e Biologia
Escola da Ciência, Biologia e História destaca a natureza e a cultura regional através de uma exposição centrada em temáticas capixaba

Voltar ao topo da página