"Quem não gosta de samba bom sujeito não é", assim disse Dorival Caymmi. E quem não gosta de carnaval, para os participantes de atividades nos Centros de Convivência Bonfim, Itararé e Maruípe é porque ainda não participou dos encontros nesses espaços ou mesmo das ações promovidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A frase resume o espírito que tomou conta do Horto de Maruípe na tarde desta quarta-feira (11). O local se transformou em um verdadeiro epicentro de folia e alegria pré-carnavalesca reunindo munícipes (crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas), famílias inteiras atendidas e as equipes que atuam nesses locais.
De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência Bonfim, Poliana Souza, durante os dias que antecederam o grande baile pré-carnavalesco os participantes do Centro de Convivência Bonfim se reuniram para uma uma série de atividades preparatórias nos grupos de convivência onde foram trabalhados a história e cultura do carnaval no Brasil e mundo, e como estas festividades podem contribuir para fortalecer laços de amizade, respeito e convivência entre várias gerações.
"O ponto alto da nossa programação de fevereiro é o nosso baile de carnaval. É um momento especial que reúne todos os nossos atendidos num grande encontro com munícipes atendidos em diferentes serviços socioassistenciais da região. Isso é a efetivação do nosso trabalho: o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; promoção de novas vivências; é demostração de que a idade é apenas um número quando o assunto é disposição e paixão por esta festa", comentou Poliana.
A gerente de Serviços de Convivência de Vitória, Cristina Silva, enfatizou que o evento reforça o papel social dos centros de convivência, que oferecem espaços de socialização, lazer e bem-estar para a comunidade, provando que a alegria do carnaval é, de fato, contagiante para todas as idades.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, disse se orgulhar do empenho das equipes que incluem no planejamento das atividades e eventos dentro dos serviços socioassistenciais a essência da política de assistência social à promoção do bem-estar dos cidadãos.
"O foco dessas ações, como o "Bloco da Proteção" (que desfilou no Sambão do Povo no último sábado) e a "Folia da Convivência", é utilizar a festividade como uma ferramenta para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de promover a integração social e garantir a proteção de direitos", enfatizou a secretária.