Notícias
Centro de Assistência e Esportes: obras seguem a todo vapor
Publicada em 01/02/2024, às 10h35 | Atualizada em 01/02/2024, às 10h39
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Mariana Santos
As obras do Centro Integrado de Assistência Social e Esportes (CIASE), em Jardim Camburi, entraram em nova fase: preparação da segunda laje. A notícia de que o cronograma está adiantado foi dada na manhã desta quarta-feira (31), pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao lado da secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, do secretário de Obras, Gustavo Perim, e do subsecretário de Esportes e Lazer, Índio Jorge Ferreira.
Significa que o prédio será entregue em dezembro deste ano, para inauguração já no início de 2025. A estrutura está sendo construída na Rua Esther Oliveira Galveas Serafim, com investimento de R$ 10.330.000,00. A primeira laje, as fundações e as estacas já estão todas prontas.
O anúncio foi aplaudido por um grupo de idosos que foi acompanhar de perto a evolução da obra. "Nossa expectativa é muito grande. Estou ansiosa para fazer as atividades nas salas confortáveis, além desse novo prédio ser pertinho da minha casa. Quero poder passar mais tempo fazendo atividades nesse Centro", comentou Lucilene Silva de Souza, de 65 anos.
Ailton Cantarela, 80, era outro que não escondia a ansiedade de ver o andamento das obras. "Sou muito feliz lá no CCTI (atual Centro de Convivência para Pessoa Idosa) de Jardim Camburi. Dou nota 10, 1000 para a equipe de lá. Mas quero muito participar das atividades aqui. No CCTI, me sinto muito acolhido e mais jovem", falou.
Ao olhar os trabalhadores em ação no canteiro de obras, Maria Cidália da Silva Lyrio, 68, disse que estava muito satisfeita de ver a evolução. "Quero agradecer o empenho deles", disse ela. Maria Beatriz Ziviani, 71, fez questão de brincar dizendo que era a "fiscal da obra". Ela ainda revelou que não estava surpresa com o estágio da obra: "Eu acompanho o trabalho diariamente da janela da minha casa", falou ela, apontando a janela do apartamento em que mora.
Ela disse que, todos os dias, acorda e vai conferir o andamento dos trabalhos. Antes mesmo que fosse questionada sobre o porquê dessa rotina, Maria Beatriz explicou: "Sempre ouvi que ia morrer e não veria o novo espaço do CCTI. Cada dia que abro a janela e vejo a construção evoluindo, o prédio subindo, fico mais feliz. Não só estou vendo, como vou participar das atividades nesse novo espaço. Será a realização de um sonho", comemorou ela.
"Vitória é a capital do respeito e da dignidade. Aqui, a população de todas as idades é valorizada. Hoje, em especial, viemos melhor acolher os nossos idosos. Será erguida neste local uma estrutura digna, adequada, com espaços amplos e bem divididos para atender esSe público. Vai ter esporte, lazer, saúde, assistência social, cultura, tudo em um só lugar: o CCTI de Jardim Camburi', afirmou o prefeito.
Sobre a obra
A secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, expressou o orgulho de ver tanto empenho da gestão e dos trabalhadores da obra do Centro Integrado de Assistência Social e Esportes (CIASE). "Poder ampliar o atendimento aos idosos de Jardim Camburi, o bairro mais populoso da cidade, é o objetivo da construção do Ciase. Vamos poder contribuir para dar mais qualidade de vida a essa população", comentou Carla.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, afirmou que as obras estão em dia e que as atividades desenvolvidas no Ciase vão contribuir para a redução dos atendimentos na área de saúde.
O Centro contará com os seguintes serviços: Centro de Convivência (CC) para Pessoas Idosa, núcleo do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), núcleo do Creas (Centro de Referência Especializados de Assistência Social) e núcleo da Secretaria de Esportes e Lazer, que poderá oferecer hidroginástica, natação, ioga, dança e alongamento.
O projeto contempla a construção em três pavimentos, com área total construída de 1.797,17 m², contando com estacionamento e uma piscina aquecida. Toda a concepção desta edificação obedece ao padrão de qualidade de obras da PMV, visando uma construção duradoura e sustentável.
No primeiro pavimento, haverá sala de espera, hall de exposições, recepção, atendimento, coordenação, sala multiuso, arquivo, área de serviço, copa e cozinha do Centro de Convivência, além do núcleo de esportes com área de serviço, vestiários, copa, administração e sala de avaliação física.
No segundo pavimento: sala de equipe, atendimento; coordenação; brinquedoteca; salas multiusos para CRAS e CREAS, refeitório; área de serviços e sala de reunião.
No terceiro pavimento, ficará o auditório com 82 lugares, varanda descoberta, sala multiuso, área de serviço, sanitários e copa.
Contempla ainda itens de sustentabilidade, como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água.
O estacionamento contará com 17 vagas de veículos internas (sendo uma reservada para pessoas com mobilidade reduzida, uma para idoso e uma para carga e descarga). O Ciase também conta com 17 vagas para bicicletas e quatro vagas de motos.