Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval2026: Cultura encerra rodada de diálogo com blocos de rua do Centro de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Quinta Reunião SEMC com Blocos de Carnaval

Na tarde desta segunda-feira (14), a Secretaria de Cultura de Vitória (Semc) encerrou a sequência de conversas realizadas com representantes de todos os blocos de rua que desfilam no Centro da cidade durante o período do Carnaval oficial do Brasil.

O objetivo dos encontros foi ouvir as demandas de cada bloco e fortalecer a parceria dos grupos com a gestão municipal para a próxima edição da folia, em 2026. As reuniões tiveram início no último dia 12 de março, dias após a realização do Carnaval de 2025.

No encontro desta segunda-feira, estiveram presentes representantes dos blocos Coisa de Negres e Afro Kizomba, que tradicionalmente desfilam na Beira Mar, no Centro de Vitória.

Durante a conversa, os representantes dos blocos puderam expor suas demandas, enquanto a Secretaria de Cultura reforçou a importância de garantir uma festa segura, organizada e de qualidade para o público.

A próxima etapa do processo será a entrega das demandas ouvidas aos demais órgãos municipais envolvidos na realização do Carnaval, como a Central de Serviços e as secretarias responsáveis pela Segurança Pública (Semsu), Trânsito e Infra-estrutura (Setran). O objetivo é que esse trabalho conjunto entre as áreas resulte nas melhorias necessárias para uma festa ainda mais eficiente e estruturada.

Leonardo Silveira
Quinta Reunião SEMC com Blocos de Carnaval

"Esses cinco encontros representam o comprometimento da Cultura em manter o diálogo aberto e constante com os blocos, buscando aprimorar a festa desde já. Estamos atentos, dispostos a ouvir e agir para que o Carnaval de 2026 seja ainda mais grandioso e organizado", destacou o secretário de Cultura, Edu Henning.

"Encerramos esse ciclo de reuniões certos de que estamos no caminho correto. O diálogo aberto, a escuta ativa e o comprometimento dos blocos são a base de um Carnaval vibrante, seguro e bem organizado. Os números de 2025 comprovam o sucesso coletivo, e agora seguimos com entusiasmo para fazer do Carnaval 2026 uma celebração ainda maior na cultura da nossa cidade", concluiu Henning.