Notícias

Carnaval de Vitória: turismo, trabalho, renda, beleza e muita criatividade

Publicada em 04/02/2024, às 19h25

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Jansen Lube
Unidos de Jucutuquara
Unidos de Jucutuquara (ampliar)
Leonardo Silveira
Chegou o que Faltava
Chegou o que Faltava (ampliar)

Além da criatividade e da alegria no Sambão do Povo, os desfiles das 19 escolas de samba do Carnaval de Vitória garantem renda e ocupação para muita gente. 

Em meio às 35 mil pessoas que prestigiaram os dias de desfiles, os ambulantes foram essenciais, fornecendo alimentos, bebidas e outros produtos aos foliões, aproveitando para alavancar ainda mais as vendas.

A Prefeitura de Vitória, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ofereceu um curso de qualificação para 210 ambulantes que desejavam trabalhar durante o Carnaval. O curso "Carna Qualifica" abordou temas como atendimento ao cliente, boas práticas de higiene e segurança alimentar.

"É uma grande oportunidade. A gente consegue tirar uma renda maior e está só começando. Hoje é o primeiro dia, mas amanhã tem mais", disse o ambulante da barraca Dogão e Cia, Lindinilson Silva, que vendeu cachorro-quente e pão com carne no Sambão do Povo.

Jansen Lube
Independente de Boa Vista
Independente de Boa Vista (ampliar)
Foto Divulgação
Novo Império
Novo Império (ampliar)

Outra ambulante que se beneficiou do Carnaval foi a Luciene Paulo, que vendeu churrasquinho. "Hoje a venda está boa, mesmo chovendo. Graças a Deus, a PMV está dando muita oportunidade para a gente trabalhar. Trabalhamos no aniversário de Vitória, trabalhamos em Camburi, no Réveillon, na Arena, então nós tivemos muita oportunidade de trabalho. E eu gostei, todo mundo gostou do trabalho que ele está fazendo".

Devido ao sucesso alcançado pelo curso, uma nova edição será realizada na próxima quinta-feira (8), às 18 horas, no auditório do Senac, localizado em Bento Ferreira, com a abertura de 150 novas vagas.

Movimentação financeira

O evento traz, ainda, um impacto altamente positivo para a cadeia produtiva e econômica da capital. Para o Carnaval de Vitória 2024, estima-se que o evento supere a marca de R$ 40 milhões em movimentação financeira, representando um aumento significativo em comparação ao ano anterior. Além disso, espera-se que a festividade gere 6 mil empregos diretos e indiretos, consolidando-se como um importante catalisador de oportunidades de trabalho na cidade.

São motoristas de aplicativo, taxistas, ambulantes, costureiras, aderecistas, além do segmento de hotelaria, bares e restaurantes, beneficiados com o evento.

Turistas

A taxa de ocupação dos hotéis nesta época atinge a expressiva marca de 90%, refletindo o entusiasmo e a antecipação dos visitantes em participar do Carnaval de Vitória 2024.

Na edição deste ano, a expectativa é de que 4 mil turistas estiveram no Sambão do Povo. Andrew Wood, diretamente de Londres, veio assistir ao Carnaval pela primeira vez. Ele se impressionou com a energia contagiante e a música envolvente. "É uma experiência única e inesquecível. Estou impressionado com a paixão que os capixabas e os brasileiros têm pela cultura do Carnaval. A grandiosidade dos carros alegóricos, a dança e a dedicação de quem está na avenida são bonitos de se ver. Me sinto mergulhando em uma parte importante da cultura brasileira, e pretendo voltar a Vitória no ano que vem para assistir aos desfiles novamente".

Maria da Conceição e sua neta, Bianca Magalhães, vieram de Belo Horizonte. A avó veio no ano passado e retornou este ano trazendo a neta para assistir aos desfiles pela primeira vez. "É paixão de família, minha avó é alucinada com o Carnaval, e a gente aprendeu a gostar por causa dela. É muito legal ver de perto, a escolas estão muito bonitas. Eu não imaginava que era tão bonito, a gente não tem dimensão do Carnaval de Vitória. Com certeza vou voltar ano que vem".

Yasmim Rasque veio com um grande grupo de amigos e elogiou a grandiosidade da folia: "A festa do Carnaval de Vitória está linda demais! É exatamente o que precisávamos para darmos o pontapé de entrada dessa folia".

A comunhão entre locais e visitantes criou um ambiente acolhedor, em que as fronteiras se desfizeram no ritmo do samba. Entre tamborins e sorrisos, a conclusão é unânime: os desfiles das escolas de samba em Vitória proporcionaram momentos inesquecíveis e a certeza de que a folia capixaba conquistou mais corações pelo Brasil afora.

Jansen Lube
Mocidade Unidada Glória (MUG)
Mocidade Unidada Glória (MUG) (ampliar)
Jansen Lube
Unidos da Piedade
Unidos da Piedade (ampliar)

Voltar ao topo da página