Carnaval da Saúde na UBS do bairro Grande Vitória.
Thyago Oliveira
Carnaval da Saúde na UBS do bairro Grande Vitória.
"Ó abre alas, que eu quero passar!" Foi em meio a marchinhas, confetes e muitos sorrisos que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Grande Vitória entrou oficialmente no clima de carnaval nesta, quinta-feira (12), com o "Carnaval da Saúde", uma ação voltada à promoção do cuidado e à prevenção da população, especialmente durante o período carnavalesco.
A atividade reuniu profissionais de saúde da unidade e moradores da região, buscando também fortalecer o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade.Realizada em frente à UBS, a atividade contou com muita música e animação, além de um espaço para maquiagem, cuidados com a pele e confecção de adereços para o Carnaval.
Também foram ofertados exames de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e orientações sobre como curtir o carnaval com saúde. Os estagiários de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) orientaram sobre as formas de prevenção ao HIV, incluindo a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição).
A psicóloga da Unidade, Alana Pereira Rodrigues, destacou a importância desse tipo de ação para a saúde mental da comunidade. "Falar de Carnaval é falar de alegria. Hoje é um dia de cuidar da saúde por meio da alegria, porque pessoas mais felizes adoecem menos. É um momento de encontro, de fortalecimento coletivo e de valorização dessa dimensão da saúde na qual acreditamos e que estamos celebrando com essa ação."
Romilda Silva Pereira, de 58 anos, participou da ação e elogiou a iniciativa. "Foi maravilhoso, amei o bloco! Quando você se diverte com alegria, sabedoria e respeito, tudo fica mais prazeroso. Hoje de manhã, foi incrível! Fico feliz de ter acontecido essa festa aqui na Unidade."
O professor de educação física do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), Rodrigo Gomes Lúcio, ressaltou a importância da socialização e da interação por meio dessa atividade. "Esse é um momento de interação com a comunidade. Muitas vezes, as pessoas moram no mesmo bairro, mas acabam não se conhecendo, e é justamente nesses encontros que surgem as oportunidades de aproximação e de contato. A união dos grupos que temos aqui na Unidade é fruto de uma população abraçada e acolhida pela equipe de saúde."
Thyago Oliveira
Carnaval da Saúde na UBS do bairro Grande Vitória.
Thyago Oliveira
Carnaval da Saúde na UBS do bairro Grande Vitória.