Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Capital supera índice estabelecido pela OMS no abastecimento das farmácias municipais

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Medicamentos em Farmácia de Unidade de Saúde.
Ao longo de 2025, foram entregues à população da capital 3 milhões de unidades de medicamentos, atendendo a 1,3 milhão de receitas médicas, um aumento de 3% da demanda em relação ao ano anterior. (ampliar)

A dispensação de medicamentos é um dos serviços mais procurados pela população na rede municipal de saúde de Vitória. Ao longo de 2025, foram entregues à população da capital 3 milhões de unidades de medicamentos, atendendo a 1,3 milhão de receitas médicas, um aumento de 3% da demanda em relação ao ano anterior.

Além disso, para assegurar o acesso adequado aos tratamentos prescritos, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) garante um alto índice de abastecimento na rede municipal de Saúde. Em 2025, esse índice ficou em 99,58%, superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 93%.

"Garantir o fornecimento de quase 100% dos medicamentos da rede pública é uma prioridade da nossa gestão para assegurar qualidade de vida em Vitória. Esse acompanhamento constante permite que a população confie que terá suas necessidades farmacêuticas atendidas", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

O papel do farmacêutico

Em Vitória, o farmacêutico atua de forma integrada em diferentes áreas da saúde, contribuindo para a promoção do bem-estar e da segurança do paciente, promovendo a eficiência em seus serviços. Diante da importância desse profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere à qualidade da assistência prestada à população, o Ministério da Saúde celebra todo dia 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico.

Os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Prontos Atendimentos, Centros de Atenção Psicossocial e demais serviços assistenciais garantem o acesso da população aos medicamentos, além de orientarem os usuários quanto ao uso correto dos tratamentos prescritos. A sua atuação inclui também acompanhamento terapêutico, identificação de interações medicamentosas, apoio ao controle de doenças crônicas e promoção do uso racional de medicamentos.

Foto Divulgação
Painel de Medicamentos
Painel de Medicamentos, ferramenta que permite o acompanhamento dos estoques desses itens nas unidades de saúde, sendo atualizado diariamente

Além disso, o município oferta consultas farmacêuticas, que podem ser agendadas nas unidades de saúde. Nessas consultas, o farmacêutico orienta sobre o uso adequado dos medicamentos, esclarece dúvidas, acompanha a adesão ao tratamento e contribui para a prevenção de complicações, reforçando o cuidado integral ao usuário.

Vitória também conta com farmacêuticos atuando no Laboratório Central Municipal, onde esses profissionais contribuem para a qualidade dos processos analíticos, para a confiabilidade dos resultados e suporte técnico às equipes assistenciais, desempenhando papel fundamental no diagnóstico e no monitoramento de diversas condições de saúde.

Na Vigilância Epidemiológica, esse profissional participa do acompanhamento de agravos, análise de dados, apoio às ações de prevenção e controle de doenças, além da articulação com programas estratégicos, fortalecendo a resposta do município a eventos de interesse em saúde pública.

Já na Vigilância Sanitária, o farmacêutico exerce função essencial na proteção da saúde da população, atuando na fiscalização, no controle sanitário de produtos e serviços, na análise de processos regulatórios e na orientação aos estabelecimentos, garantindo o cumprimento das normas e a segurança dos produtos disponibilizados à sociedade.

Outro destaque da Assistência Farmacêutica em Vitória é o Painel de Medicamentos, ferramenta que permite o acompanhamento dos estoques desses itens nas unidades de saúde, sendo atualizado diariamente. A iniciativa amplia a transparência, qualifica o planejamento e contribui para a regularidade do abastecimento, beneficiando usuários e profissionais.