Para incentivar as boas práticas saudáveis, a Secretaria de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp) instalou três novos espaços de calistenia em diferentes pontos da cidade. Cada equipamento é composto por uma combinação de barras e barras paralelas, totalmente em aço inoxidável.
Os módulos da Curva da Jurema e Camburi foram instalados na areia, decisão tomada por meio do diálogo e solicitação dos atletas da região, visando melhores condições para a prática de calistenia aeróbica. Já na orla de São Pedro, a instalação foi feita de frente para o mar, alinhando esportes com a vista de um dos cartões-postais da cidade.
"Temos uma proposta à frente da Secretaria de Esportes e Lazer: abraçar todas as modalidades. Todas as possíveis. Temos diálogo e, com base nesse entendimento, vêm as entregas. Esta é a Vitória, capital do esporte no Brasil", ressalta o secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi.
"A calistenia hoje na cidade de Vitória cresce com o surgimento de grupos que se concentram em locais como praças, parques e praias para a prática do esporte. A troca de experiências e a participação nos grupos fortalece o surgimento de novos praticantes e atletas", afirma o técnico esportivo Rogério Caldeira.
Calistenia de Vitória para o Brasil
A procura e a prática da calistenia vêm crescendo em Vitória e os capixabas vêm ganhando destaque nacional na modalidade. Igor Vidal treina nos módulos de calistenia da cidade e leva o esporte para o nível profissional. Neste final de semana (8), Igor conquistou o pódio no BOP Games, festival multiesportivo da América Latina.
O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 8 e 10 de agosto. Vidal treina desde 2021 e já havia conquistado outros títulos no BOP Games em anos anteriores. "Estou feliz com a minha evolução do ano passado pra cá, e pretendo melhorar cada vez mais."