Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Capela de Santa Luzia será aberta à visitação e integrada ao Projeto Visitar

Publicada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
Capela Santa Luzia
A principal motivação para a reabertura da capela foi integrar a construção a um dos roteiros mais procurados por turistas e moradores na capital

A Capela de Santa Luzia vai fazer parte do Projeto Visitar - roteiro turístico do Centro Histórico de Vitória promovido pela Secretaria Municipal de Turismo - a partir desta segunda-feira (13), quando o monumento será aberto à visitação, às 10 horas.

A edificação é a mais antiga da capital, fica localizada na Cidade Alta e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A principal motivação para a reabertura da capela foi integrar a construção a um dos roteiros mais procurados por turistas e moradores na capital.

Segundo o gerente de Infraestrutura Turística, Jovan Demoner, para que o percurso estivesse ordenado, nos últimos anos foram cumpridas etapas como o levantamento de dados e pesquisa, o monitoramento dos monumentos, a formação de parcerias e o envolvimento da comunidade.

Ele explicou que a abertura de uma das capelas mais antigas do país é conseqüência da mobilização e dedicação dos técnicos e moradores da região que se empenharam em formar parcerias para que os turistas tivessem um roteiro pronto e monitorado para conhecer e divulgar. "É a nossa história sendo descoberta e o sétimo monumento a integrar o roteiro. Uma construção secular e conservada com valor simbólico maravilhoso que poderá voltar a ser admirada", comemorou Demoner.

Atrativo histórico

Elizabeth Nader
Capela Santa Luzia
A edificação é a mais antiga da capital, fica localizada na Cidade Alta e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Construída em pedra e cal de ostra e coberta com telhas de barro, a Capela de Santa Luzia foi construída no século 16. Erguida sobre uma rocha com traços arquitetónicos simples, o monumento pertencia à fazenda de Duarte Lemos, na sesmaria doada pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Apresenta as mesmas características das outras igrejas do Espírito Santo: nave retangular, mais longa e mais alta do que a capela-mor.

Monumentos

Seis monumentos monitorados estão abertos à visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 17 horas. São eles, a Catedral Metropolitana, igreja de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário, Convento São Francisco, Igreja de São Gonçalo e o Thetro Carlos Gomes.

Os visitantes tem à sua disposição monitores preparados para atendê-los. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, pelo telefone 27 3235-7078 ou pelo e-mail projetovisitareira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br.