Notícias

BIM: servidores aprovam o curso e fazem biblioteca virtual de itens de obras

Publicada em 12/08/2020, às 13h31

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Imagem divulgação
Curso BIM
Curso on-line de Building Information Modelling é conduzido pelo especialista Fábio Guisso (ampliar)

Servidores de Vitória que participam do curso on-line de Building Information Modelling (BIM), metodologia aplicada à construção civil que faz projetos e orçamentos precisos para evitar desperdícios por erros de cálculos, elogiaram a qualificação e já desenvolvem uma biblioteca virtual de itens de obra e de mobiliário urbano.

No total, 117 servidores participam da qualificação, ministrada pelo especialista em BIM e consultor da AX4B, Fabio Guisso, da Multi Núcleo, em Jardim da Penha.

A artista plástica e desenhista projetista da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) Carmem Luci Batistini Brunoro, que vivenciou a mudança do desenho à mão para o desenho no computador (programa Autocad), é uma das alunas do curso.

"Estou apaixonada pelo curso. Sou deficiente auditiva. Estou conseguindo acompanhar bem as aulas, que são maravilhosas, e fazer os exercícios. Como o curso é virtual, posso voltar os vídeos quantas vezes for preciso. A metodologia é muito boa. O professor tem uma forma clara e objetiva de passar o conhecimento. Para solucionar as minhas dúvidas, foi feito um acesso remoto ao meu computador”, explicou.

Para a arquiteta urbanista Melissa Passamani, o curso on-line é mais democrático porque permite que mais pessoas participem.

"Cada um faz o curso quando pode. As aulas para tirar dúvidas são muito boas. Começamos a inserir no sistema as informações de projetos utilizados pela Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab). Então, quando formos fazer um projeto, escolhemos uma porta, por exemplo, desse banco de dados e já temos a informação do preço. Os alunos vão inserindo aos poucos essas informações da lista da Semohab. Em seguida, vamos inserir as de mobiliários urbanos. Em breve, vamos ter uma biblioteca municipal de itens no sistema", contou Melissa.


Voltar ao topo da página