Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Banco de Alimentos promove bate-papo sobre alimentação e cultura com idosos de Jaburu

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

As pessoas idosas que participam das atividades no Centro de Convivência de Jaburu receberão a visita da equipe do Banco de Alimentos Herbert de Souza para um bate-papo sobre "Alimentação e Cultura". O encontro será realizado nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, no próprio Centro de Convivência.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, antecipou que o bate-papo será aberto com a frase: "Por que comemos como comemos e o que comemos?". "Essa frase tem um impacto significativo, pois nos leva a refletir sobre a importância da alimentação para a saúde física e mental, além de influenciar escolhas e percepções sobre o que é bom para comer", disse.

A intenção, de acordo com a nutricionista Rafaela Brito, é estimular o grupo de idosos(as) a refletir sobre a dimensão cultural da alimentação e como ela influencia nossos modos e hábitos alimentares, compreendendo também costumes alimentares dos brasileiros e suas influências.

"Além disso, vamos refletir de forma mais profunda sobre como a inserção dos alimentos ultraprocessados e industrializados vem promovendo um apagamento da nossa cultura alimentar e como isso é prejudicial à nossa saúde física, mental e social", complementou a nutricionista.

Rafaela acrescentou que será realizada uma roda de conversa sob a perspectiva da educação popular. "Levaremos algumas palavras-chave, livros de história da alimentação no Brasil e receitas de comidas brasileiras indígenas e afro-diaspóricas. Ao som da música 'Caviar', de Zeca Pagodinho, vamos observar os elementos dispostos, refletir sobre as palavras e, posteriormente, a partir de relatos sobre alimentação das idosas, debater os diferentes modos, práticas e fazeres da alimentação. Nesse sentido, a construção da consciência para bons hábitos acontece de forma dialógica, participativa e autônoma, levando em conta a experiência do outro", adiantou.

A secretária de Assistência Social, Soraya Manto, afirmou que a criatividade da equipe da SAN nas ações educativas, voltadas para gerar mudanças de hábitos e assegurar o direito à alimentação de qualidade, é o que garante a efetividade das iniciativas desenvolvidas junto às famílias atendidas nos serviços socioassistenciais de Vitória.