Notícias

Banco de Alimentos passa a comprar produtos de agricultura familiar

Publicada em 01/02/2024, às 15h40

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Vitória continua caminhando em direção ao fortalecimento das ações de combate à insegurança alimentar e nutricional. Nesta quinta-feira (1°) mais uma conquista neste âmbito foi concretizada, pois a cidade foi autorizada a dar início a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Este programa visa adquirir produtos como frutas, legumes, verduras, e diversos outros alimentos necessários para uma alimentação nutritiva. Os produtos serão distribuídos por meio do Banco de Alimentos Herbert de Souza e serão destinados às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, além daquelas atendidas pela rede socioassistencial e equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

"Além de promover o acesso de pessoas em situação de insegurança nutricional a uma alimentação adequada, o PAA também incentiva a agricultura familiar", comemora a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social (Semas), Roseane Fernandes.

Roseane comenta que, para chegar até este momento, foram feitas várias ações internas como, por exemplo, a definição de um plano de compras especificando quais alimentos serão adquiridos e sua quantidade em quilos e uma intensa busca por parcerias em municípios vizinhos.

As compras serão realizadas junto a 39 agricultores familiares cadastrados, residentes nos municípios de Domingos Martins, Cariacica, Santa Leopoldina, Viana e Santa Maria de Jetibá.

Para a secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, executar o PAA representa uma ampliação das ações de combate à fome e garantia do direito humano à alimentação adequada. "Isso agrega àquelas ações já realizadas, como a compra institucional de cestas de alimentos com elevação de seu valor nutricional no incremento de proteína, o Vix mais Cidadania e, logo mais, nossa abertura do Restaurante Popular de Vitória".


Voltar ao topo da página