Notícias

Banco de Alimentos e Conab juntas no combate à insegurança alimentar e nutricional das famílias

Publicada em 15/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 15/04/2025, às 16h57

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

A equipe da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reuniu, na manhã desta terça-feira (15), com representantes da Secretária de Assistência Social de Vitória (Semas), para traçar estratégias que ampliem o alcance da atuação, eficácia e eficiência das ações no combate da insegurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social da capital, Soraya Manato, a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Graziella Lorentz, e a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes.

Na ocasião, Roseane disse que o Banco de Alimentos Herbert de Souza tem interesse na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como objetivo apoiar a comercialização de produtos dos diversos segmentos da agricultura familiar no Brasil, incluindo povos e comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que destina alimentos aos equipamentos de alimentação e nutrição e à rede socioassistencial.

Roseane explicou que a parceria do Banco de Alimentos com a Conab pode proporcionar a aquisição de alimentos de melhor qualidade a serem doados às famílias atendidas pela Assistência Social. A Conab é uma empresa pública que atua no acompanhamento de safras, na gestão de políticas agrícolas e no abastecimento do país.

"É importante que também possamos pedir auxílio a Conab pois para além do Banco de Alimentos Herbert de Souza, temos interesse que as OSC parceiras em termos de colaboração da SEMAS se aproximem de atores próximos a agricultores familiares de forma a suprir nossa demanda interna por alimentação da agricultura familiar", destacou a subsecretária Graziella Lorentz.

"Acreditamos que aliando a expertise da Conab, no que tangem às compras da agricultura familiar e o conhecimento, com o know how do Banco de Alimentos, na distribuição de atendimento às famílias cadastradas na Assistência Social, vai garantir maior excelência no combate à fome e à insegurança em todo o município", destacou a secretária de Assistência Social, Soraya Manato, apostando nas ações conjuntas e mobilizações dos poderes públicos e da sociedade civil na soma esforços e iniciativas de combate à fome.


Voltar ao topo da página