Notícias

Aulas só retornam quando tiver segurança sanitária para alunos e profissionais

Publicada em 12/06/2020, às 10h16 | Atualizada em 15/06/2020, às 18h23

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade

Diego Alves
EMEF Alvimar Silva
As escolas municipais vão receber equipamentos de biossegurança para evitar a propagação do coronavírus. (ampliar)

As aulas na capital só retornarão quando tiver segurança sanitária para alunos e profissionais. Mas até isso acontecer, a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) já abriu processo para aquisição de itens e equipamentos relacionados à biossegurança nas atividades escolares.

O objetivo é preparar as unidades da rede municipal de ensino para receberem os alunos com segurança após o período de pico de contaminação da Covid-19 e diminuição das restrições de isolamento social em Vitória.

Segundo a secretária de Educação do município, Adriana Sperandio, estão sendo adquiridos diversos materiais como álcool gel, tapete asséptico, termômetro digital, além de equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os profissionais da rede municipal de educação, entre outros.

“Já iniciamos o processo de compra dos materiais para que, quando for possível a retomada das aulas nas Emefs e CMEIs, as escolas da capital já estejam preparadas para receber os alunos de forma segura”, disse.

Além disso, Adriana Sperandio destaca que todos os profissionais da rede municipal de educação vão receber treinamento da Vigilância Sanitária. “Estamos construindo, junto à Vigilância Sanitária do município, os protocolos e as normas que vão embasar o treinamento que vai contemplar todos os profissionais da educação, diminuindo o risco de contágio”, adianta.

Ações planejadas

Um plano estratégico de biosegurança voltado para a rede municipal de ensino está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação em conjunto com a Vigilância Sanitária. Nele estarão contemplados, além dos equipamentos para a escola e os EPIs, todos os protocolos que orientarão o dia a dia da unidade escolar, constituindo-se em objeto de treinamento para todos os trabalhadores das escolas.

Também será elaborado, em parceria com os profissionais do magistério e diretores, as diretrizes do Plano Pedagógico Curricular e de Regularização do Calendário Escolar, que será posteriormente encaminhado ao Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev), que é o órgão regulador da educação da cidade. Este material enfim chegará às comunidades escolares para as construções locais, dialogando, assim, com as especificidades de cada território.


Voltar ao topo da página