Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Atrações do Circuito Ambiental e plantios marcam o Dia da Árvore

Publicada em

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Dia da Árvore
Programação em comemoração pelo Dia da Árvore será recheada de atividades (ampliar)

Para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou uma programação especial.

Vitória conta com 33.795 árvores plantadas e é o município com maior número de espécies em área urbana na Grande Vitória.

A programação foi preparada pelas gerências de Educação Ambiental, Áreas Verdes e Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas e começa nesta segunda-feira (16) e vai até sexta-feira (20) com o Circuito Ambiental "Plantando sementes para um Mundo Melhor".

Segundo a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, as atividades serão desenvolvidas pelos educadores ambientais em parceria com os alunos de Engenharia Sanitária Ambiental e do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

"As atividades serão realizadas no próprio Ifes. A expectativa é de que mais de 2 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Vitória participem das atividades", disse Juliana.

Os alunos da rede municipal terão a oportunidade de participar de atividades lúdicas educativas que possibilitam a interação e promovem conhecimentos quanto à questão ambiental, possibilitando despertar para a preservação e a conservação.

Leonardo Silveira
Pedra dos Dois Olhos
Parque da Fonte Grande é uma das unidades de conservação de Vitória e conta com espécies de Mata Atlântica

Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas

Alunos e professores terão a oportunidade de caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e a diversidade das árvores no Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Informação e Geoprocessamento.

Jogo Gigante da Carta da Terra

Outra atração é o Jogo Gigante da Carta da Terra, com um tabuleiro de 144 metros quadrados. "Ele ensina de forma lúdica e traz o conceito de cooperação como estratégia de educação para a sustentabilidade. Ao brincar, o participante é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos e fazer uma reflexão das ações ambientais, promovendo uma visão geral da sociedade e do planeta Terra", explicou Juliana.

O tabuleiro representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural. 

Exposição de Mata Atlântica

A "Exposição de Mata Atlântica: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares" também faz parte da programação.

Ela apresenta a Mata Atlântica que faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos.

A exposição contará com várias árvores in natura da Mata Atlântica.

Jogo Gigante da Memória das Árvores de Vitória

É um jogo de memória com imagens das árvores de Vitória, possibilitando o conhecimento e a identificação das espécies.

Jogo das Argolas 

O jogo foi confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet e jornal, possibilitando a todos os participantes conhecer mais sobre as árvores da Mata Atlântica.

Oficina 

Os alunos terão a oportunidade de confeccionar, por meio de colagem, uma árvore a ser fixada em um lápis como lembrança.

Plantios

De 16 a 20 de setembro, a Gerência de Áreas Verdes estará realizando diariamente plantio de mudas de Ipês, Jabuticabeiras e Clúsias Hilariana nos Parques da Cidade com a participação de alunos da Rede Municipal.

Já no dia 21, haverá o plantio de 130 mudas de reflorestamento com alunos do Ifes no Parque Natural da Fonte Grande. Depois eles farão uma trilha e uma visita pelos mirantes.

Meliponicultura

No dia 20, haverá, no Parque Natural da Fonte Grande, palestra sobre o Programa de Meliponicultura Ilha do Mel, que é uma parceria entre Associação de Meliponicultura do Espírito Santo e Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas.

Símbolo

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais.

"As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais".