Notícias

Atenção e amor: equipe do Sad cuida de pessoas que demandam atenção especial

Publicada em 14/03/2023, às 15h30 | Atualizada em 08/11/2023, às 14h38

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Duarte
Visita do Sad e prefeito à casa de dona Neuzi
Prefeito e secretária de Assistência Social acompanham equipe do Sad em visita à casa de dona Neuzi. (ampliar)
Leonardo Duarte
Visita do Sad e prefeito à casa de dona Neuzi
Prefeito e secretária de Assistência Social acompanham equipe do Sad em visita à casa de dona Neuzi. (ampliar)

Cuidar de uma pessoa pode ser considerada uma tarefa nobre. Mas o cuidar exige paciência, tempo, atenção, disponibilidade, dedicação e informação, principalmente em se tratando de uma pessoa idosa ou com deficiência.

Muitos são os cuidadores familiares ou que atuam por solidariedade. Para auxiliar a quem dispensa esse carinho e cuidado e àqueles que recebem essa atenção, é que o Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad), da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória, foi criado.

As equipes técnicas do Sad estão em atuação em todos os territórios socioassistenciais da capital. A assistente social Ana Paula dos Anjos é uma profissional do Sad que atua no bairro Jesus de Nazareth, junto com a educadora social Zildianni Carneiro Cruz dos Passos e a psicóloga Lidiane Vogas Andreão. Elas realizam atendimento no domicílio da família de Neuzi Nogueira Ramos, de 72 anos. Dona Neuzi, como gosta de ser chamada, é casada, foi mãe de 12 filhos, mas apenas dois ainda estão vivos.

Além da dor das perdas familiares, dona Neuzi há mais de 30 anos é a única responsável por cuidar do marido Otto Ramos (78), que carrega consigo sequelas de um acidente vascular cerebral, e do filho Renato Ramos (55), que é um pessoa com deficiência, o que para ela "é uma provação de Deus. Não reclamo, mas é muita luta. É muita correria. Não tenho tempo para fazer muita coisa para mim. Precisava de ajuda", comentou.

A chegada da equipe Sad na vida da dona Neuzi, segundo ela, foi um respiro que precisava. "Ela estava no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do território Praia do Canto e solicitou orientação, enquanto enchia uma garrafa de água. Em poucos minutos de escuta, foi possível realizar um diagnóstico da família e das necessidades de cada membro, dentro dos critérios para a oferta do serviço no domicílio", contou a educadora Zildianni Carneiro Cruz dos Passos.

Do primeiro contato no Cras até hoje, a equipe do Sad já realizou outros três atendimentos, porém no domicílio da família. Na última quarta-feira (8), a equipe foi acompanhada do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, com anuência da família, que conheceram de perto a história de Dona Neuzi e a homenagearam pelo Dia Internacional da Mulher.

Além de falar sobre sua história de vida, dona Neuzi fez questão de afirmar: "Recebo com muito prazer a presença de vocês. Foi muito boa a chegada delas (a equipe Sad) na minha vida. Alegra o coração. Fazem a diferença na vida. As vitórias estão chegando. Eu fico muito sozinha. Agora, tenho com quem conversar. As pessoas dão a mão e a gente consegue. Eu precisava", comentou emocionada.

Além da escuta qualificada, a equipe do Sad está construindo junto a família um plano de ação (Plano de Desenvolvimento do Usuário - PDU) para atendimento dos membros que possuem perfil Sad, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. "Vamos começar a fazer um trabalho de mobilidade com o filho", comentou a educadora social Zildianni.

O prefeito Lorenzo Pazolini ressaltou a importância do Sad no cuidado dos idosos e pessoas com limitações, e da atuação dos trabalhadores que atuam no serviço.

"Temos a certeza de que estamos dando um verdadeiro salto na assistência social de Vitória. Uma evolução em qualidade, cuidado e zelo, cuidando verdadeiramente de quem mais precisa. Esse é nosso foco. Nossas políticas públicas precisam levar dignidade e empatia aos moradores", disse o prefeito, Lorenzo Pazolini.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz,  o papel da política pública não é esperar que as famílias cheguem até os serviços, mas ir até elas. Realizar a busca ativa das pessoas que mais precisam e que ainda não acessam os serviços Suas (Sistema Único da Assistência Social).

"Muitos estão impossibilitados de chegar aos nossos espaços e a Assistência Social tem ido até onde elas efetivamente estão. O Sade o Sead são realidades dessa política proativa. Claro que nos fazemos ser convidados (equipe técnica) a participar da vida dessas pessoas e tem sido uma experiência exitosa a receptividade a das famílias para com nossas equipes", enfatizou a secretária.

Cuidado Domiciliar

O Serviço de Atendimento no Domicílio para pessoas idosas (60 anos) e/ou pessoas com deficiência (qualquer idade) foi organizado agrupando os 12 territórios socioassistenciais atendidos pelos Cras e Creas, portanto, três polos: Itararé, Centro e São Pedro I.

Cada polo atende a quatro territórios e possui: um psicólogo e um assistente social (equipe de referência), quatro educadores sociais e um veículo com motorista, que fica à disposição para realizar todas as ações do serviço com o usuário no domicílio.

O Sad conta com profissionais qualificados que reúnem um conjunto de conhecimentos técnicos e habilidades de acordo com a metodologia e os objetivos do serviço.

Rosa Blackman
Visita do Sad e prefeito à casa de dona Neuzi
Prefeito e secretária de Assistência Social acompanham equipe do Sad em visita à casa de dona Neuzi. (ampliar)
Rosa Blackman
Visita do Sad e prefeito à casa de dona Neuzi
Prefeito e secretária de Assistência Social acompanham equipe do Sad em visita à casa de dona Neuzi. (ampliar)

Voltar ao topo da página