Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Assistência Social tem três artigos premiados e selecionados para publicação

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


A Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) está em comemoração: três artigos produzidos por trabalhadores dos serviços socioassistenciais do município foram selecionados para publicação na segunda edição da revista SUAS ES. O resultado é expressivo -- os textos de Vitória representam três dos quatro artigos que integrarão a publicação organizada pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que dá visibilidade ao trabalho da assistência social e promove a troca de conhecimento entre gestores, profissionais e pesquisadores da área.

As experiências apresentadas pela equipe de Vitória são: Reordenamento do Serviço de Convivência de Vitória-ES; Hiperfoco em ação: desafios e possibilidades; Possibilidades de Reinserção Domiciliar de uma Pessoa, quando a Situação de Rua e o Transtorno Mental não Falam Mais Alto e o Reordenamento do SCFV.

O artigo "Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória" descreve as etapas para adequação e efetivação do serviço. Produzido por Carla Alves de Almeida, Célia Cristina Silva, Elizangela Maria Alpoim Rocon, Mariana Santos Bravim, Miriele dos Santos Guimarães e Müller Costa da Trindade, recebeu a pontuação máxima da revista.

Ao receber a notícia, a gerente de Serviços de Convivência, Cristina Silva, destacou a emoção da equipe:  "Muita alegria que compartilhamos essa grande vitória: nosso artigo conquistou pontuação máxima na 2ª edição da Revista da Setades."

Hiperfoco em ação

O artigo "Hiperfoco em ação: desafios e possibilidades", produzido pelos trabalhadores David Pereira dos Santos Ramos, Rafaella Nascimento Ribeiro, Roberto da Costa Magalhães, Tatiane de Sousa Oliveira Galvão e Vera Lúcia Dias de Oliveira Araújo, do Centro de Convivência Sólon Borges, retrata a experiência da equipe no trabalho com crianças e adolescentes atípicos, com ênfase no hiperfoco. O texto recebeu o terceiro lugar.

A produção destaca aspectos como o desenvolvimento de potencialidades, o acesso a direitos, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da promoção da inclusão social.

A coordenadora do CC Sólon Borges, Tatiane Galvão, comemorou: "Essas conquistas reforçam a importância do reconhecimento do nosso trabalho coletivo e da parceria com outros serviços, como o Cras Continental."

Reinserção domiciliar e saúde mental

O artigo "Possibilidades de Reinserção Domiciliar de uma Pessoa, quando a Situação de Rua e o Transtorno Mental não Falam Mais Alto" foi escrito por Ramon Pinto Valim (coordenador do Abrigo PSR), Rosiele Alves dos Santos Menezes Nascimento (assistente social do Abrigo 2) e Millena Queiros Theodora dos Nascimento (psicóloga do Abrigo 2).
O texto apresenta elementos do processo de reinserção de uma pessoa em situação de rua com transtorno mental ao seu domicílio, a partir do Projeto Moradias Alternativas. O artigo, escrito como relato de experiência, evidencia que o cuidado compartilhado em rede é indispensável para uma vida fora das instituições de acolhimento.
Para Ramon, o reconhecimento traz esperança:
"É importante mostrar que nosso trabalho não é em vão, que ele faz sentido e que muda realidades."

Reconhecimento ao trabalho coletivo

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, ressaltou a relevância do resultado: "Nos enche de orgulho ver a dedicação e a competência técnica das(os) trabalhadoras(es) do Suas Vitória. Esses artigos são o reconhecimento de um trabalho diário que consolida a política pública de Assistência Social em nosso município."