Notícias

As abelhas sem ferrão são tema de estudo na Escola Municipal

Publicada em 06/09/2022, às 15h35 | Atualizada em 06/09/2022, às 15h36

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Fernanda Sant'Anna


  • Educação de qualidade
  • Vida terrestre

Foto Divulgação
As abelhas sem ferrão são tema de estudo na Escola Municipal
Foto Divulgação
Parque Vale do Mulembá é sala de aula para estudantes da capital

As abelhas são parte fundamental para o bom funcionamento do planeta. Sem elas, provavelmente, o mundo seria diferente da maneira que é hoje. Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo", conheceram na última sexta-feira (02), mais sobre as abelhas sem ferrão.

Essa iniciativa faz parte do Projeto Vitória Cidade Limpa, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA).

O Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa foi convidado pela escola para realizar as atividades sobre "Abelhas sem ferrão na escola", os alunos participaram de uma palestra educativa sobre os tipos de abelhas, a alimentação, atividades na colmeia, tempo de vida e a importância das abelhas para o meio ambiente.

Os alunos do 1º, 6º e 7º ano tiveram um bate-papo sobre a importância das abelhas no meio ambiente e para a vida das pessoas com o biólogo Felipe Bertholdi Fraga, o geógrafo e técnico da GEA, Idelvon Poubel e da bióloga Osnéia Péccoli.

A próxima atividade prevista é a realização de uma oficina para ensinar aos alunos e professores como preparar o atrativo para usar como convite para as abelhas sem ferrão migrarem para uma caixa de abelha. O dispositivo será instalado próximo à horta da escola, em local seguro e protegido. A partir desta atividade, os alunos terão oportunidade de observar de perto a colmeia, o trabalho das abelhas sem ferrão e ainda contribuir com a vegetação no entorno.


Voltar ao topo da página