Notícias

Arte dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial é exposta na Ufes

Publicada em 15/08/2019, às 15h28

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Exposição CAPS UFES
Arte produzida por pacientes do Caps III está exposta na Biblioteca da Ufes (ampliar)
André Sobral
Exposição CAPS UFES
Mostra conta com pinturas, desenhos e esculturas feitos com materiais recicláveis (ampliar)

Arte para o bem-estar dos usuários. É com esse intuito que o Centro de Atenção Psicossocial (Caps III São Pedro) realiza oficinas de arteterapia para os usuários do serviço. Esses trabalhos agora podem ser apreciados na exposição "Vozes do Aquário", desta quinta-feira (15) até o dia 6 de setembro, no hall do 1º andar da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Há mais de três anos, o arteterapeuta Flávio Pimentel está à frente da oficina no Caps III São Pedro. Para ele, através da atividade, é possível obter redução de danos para os pacientes.

"Com esse trabalho, conseguimos desenvolver a autoestima, a saúde e o bem-estar dos usuários. Queremos com essa exposição que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pelo Caps III São Pedro e que o nosso serviço ganhe visibilidade entre as pessoas", disse.

Conexões

Além disso, com a arteterapia, também é possível estabelecer conexões entre imagens que estão no inconsciente e a situação emocional vivida pelo paciente. “”, relatou.

Participante do Caps, Izaías dos Reis estava todo contente em poder mostrar os desenhos que ficam no seu "caderno de registros". "Desenhar me traz uma felicidade muito grande e paz", disse.

Mostra

A mostra conta com pinturas, desenhos e esculturas feitos com materiais recicláveis que os usuários realizaram durante as oficinas de arteterapia. A exposição conta também com a organização da psicóloga Ana Paula Dettmann.

Caps III São Pedro

O Caps III São Pedro atende hoje, em média, 40 pessoas na atenção diária. No local, são realizados atendimentos de grupo e individuais, oficinas terapêuticas e de geração de renda, além de atividades comunitárias.

Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, médico clínico, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnico esportivo, musicoterapeuta, arteterapeuta, auxiliares e técnicos de Enfermagem.

Os principais objetivos são o tratamento e a reinserção social das pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, assim como dar suporte à família.


Voltar ao topo da página